Linha 19-Celeste: Confira como poderá ser uma futura estação do ramal de metrô
Metrô apresentou modelos arquitetônicos e sua integração com sistemas. Modelo BIM é capaz de extrair os tipos e quantidade de materiais que serão utilizados na construção de cada estrutura.

O projeto da Linha 19-Celeste do Metrô está em estágio bastante avançado. Dentre os trabalhos realizados nos últimos anos está a definição dos elementos arquitetônicos das estações.
Durante apresentação realizada na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária a companhia revelou alguns detalhes de estações que estão em andamento, bem como sua integração com os modelos digitais BIM.

Nos modelos já produzidos é possível observar que a maioria dos elementos previstos para as novas estações já pode ser visualizado. Portas de plataforma, comunicação visual, acabamentos e sistemas já estão conjugados no modelo
Cada uma das estações deverá ter um padrão cromático diferente em seu acabamento, indo do marrom até o turquesa no trecho entre Anhangabaú e Bosque Maia. Esta identificação é também utilizada no acabamento externo das estações da Linha 15.

Os modelos renderizados permitem ver a projeção de uma das estações. Observa-se uma parada de plataformas laterais construída em NATM. O mezanino de distribuição elevada é bastante semelhante àquele encontrado em estações da Linha 4-Amarela, por exemplo.
A iluminação, disposição de elementos de comunicação e mobiliário também fazem parte do conjunto.

Uma das grandes vantagens da aplicação destes modelos é a possibilidade de classificar e quantificar os elementos construtivos em cada uma das estações. Todas essas informações possuem parâmetros próprios que podem ser analisados e exportados.
A Linha 19-Celeste deverá ligar as estações Bosque Maia em Guarulhos até Anhangabaú no centro de São Paulo realizando integrações nas estações São Bento da Linha 1-Azul e Cerealistas (antiga Pari) com as linhas 10-Turquesa e 11-Coral.
bem feia essa identidade visual, parece que voltamos pra década de 80.
Uma pena não seguirem o mesmo padrão que o metrô aplicou na L15 e na integração com a L5 em Klabin.
Essa paleta de cores é totalmente destoante de um padrão moderno de estações, algumas até escurecem um ambiente que deveria ser mais neutro e claro por ser subterrâneo.
O ideal seria tons como cinza claro, por exemplo, que torna o ambiente mais claro e aconchegante. Diferente de um vermelho escuro que deixa o ambiente com um ar de agito e claustrofobia.
Poderiam ter projetado esta primeira fase até a estação Brigadeiro para integrar com a linha 2 verde. Isto também proporcionaria uma melhoria do trânsito na avenida Brigadeiro Luís Antônio, já que poderia ter menos linhas de ônibus passando por esta avenida. Poderiam pensar também em expandir a linha 19 celeste até o Parque Cecap, fazendo integração com a linha 13 jade.
Conectar as linhas 13 e 19 seria o último prego no caixão da linha 13… Enquanto ela não for além, toda a demanda vai migrar pra 19 por ser zero atrativa.
Linhas que não afetam em nada a demanda da 19…
Eu quero saber se vão continuar fazendo aqueles prédios ridículos ao lado de cada estação chamados de “edifício auxiliar” ou se finalmente vão perceber (como se não soubessem) que as 3 linhas antigas não possuem esses prédios e funcionam tão bem quanto.
Olá, Marco, esses edifícios, que abrigam equipamentos e sistemas importantes, passaram a ser feitos na superfície por uma questão de economia. Instalações subterrâneas são mais caras de construir e manter.
Acho que a linha 19 deveria ter mais 2 estações após Bosque Maia (Bom Clima e Vila Barros) e a extensão sul até Vila Olímpia) essa estação tendo acesso aos dois lados da marginal pinheiros, seria mais interessante