Concessão das linhas 11, 12 e 13 está marcada para o dia 27 de março

Edital de concessão deverá ser publicado nos próximos dias. CPTM perderia 75% de suas linhas em um único leilão. Proposta de desestatização prevê investimentos de R$ 13 bilhões nos ramais.
Leilão da concessão das Linhas 11, 12 e 13 deverá ser realizada em 2025 (Jean Carlos)
Leilão da concessão das Linhas 11, 12 e 13 deverá ser realizada em 2025 (Jean Carlos)

Após a aprovação da modelagem final da concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM surge uma nova data para a realização do leilão que vai definir a nova concessionária das linhas da zona leste.

Segundo informações do secretário Rafael Benini obtida pelo site Diário dos Trilhos, a data para a realização do certame seria 27 de março de 2025. A data está em consonância com o cronograma apresentado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos que confirmou ao site o dia de realização do leilão.

Após consulta pública realizada em junho, a modelagem da concessão vem passando por ajustes para atender os anseios da população e, principalmente, dos futuros parceiros privados.

Dados atualizados da concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM
Dados atualizados da concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM

O processo de desestatização da CPTM envolve a transferência da gestão patrimonial para uma empresa privada que deverá ser patrocinada por aportes financeiros, além de contraprestações pecuniárias por operação e investimentos.

Estima-se que o montante de investimentos novos sejam da ordem de R$ 13,3 bilhões, enquanto o custo operacional ao longo dos 25 anos de concessão é estimado em R$ 22,8 bilhões.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
12 comments
  1. Olha esse trecho ” Após consulta pública realizada em junho, a modelagem da concessão vem passando por ajustes para atender os anseios da população e, principalmente, dos futuros parceiros privados. ”

    Ai eu pergunto, anseios da População ? Será que a população concorda com essas privatizações todas? ou tudo isso é para atender os anseios dos políticos e seus aliados? ou principalmente dos “parceiros privados” né ??
    Fica a pergunta….

    1. O interesse público será garantido caso o contrato garanta um serviço de qualidade satisfatória ao usuário, independentemente da natureza jurídica ou do nome do operador.

      Apesar de alguns filés, o sistema como um todo é naturalmente deficitário, portanto nenhum cidadão jamais recebeu qualquer lucro financeiro da CPTM. Com a privatização, o sistema continuará sendo subsidiado da mesma forma.

  2. Sou totalmente contra essa concessão, mas como ela é “inevitável” só torço para que a CCR não seja a vencedora do leilão.

  3. uma experiência mal sucedida com as linhas 8 e 9, uma concessão que nem terá início com a linha 7, e o governo já prepara o próximo. a pressa é tamanha para que possa vender tudo que der antes de 2026. depois disso, o que vier a se tornar o transporte sobre trilhos pouco importa. Tarcísio já não estará aqui. assim como Dória e baldy. ninguém fala deles ou lembra deles. ambos saíram da política, um continua fazendo o que sempre fez, e outro foi ser presidente da byd

    enquanto não tiver punição severa para más gestões nesse país, esse povo vai continuar brincando de administrador com os bens públicos. e o termo brincando eu estou sendo bonzinho, pq o termo correto seria outro…

    1. Tarcísio vai finalizando seu Black Friday de novembro…
      Vendendo todo o estado a preço de banana para empresários amigos…
      Imagina o estrago que esse cidadão faria como presidente?!
      Tarcísio nunca mais 👍🏻

  4. A galera fala tanto em democracia mas esquece que SP elegeu Tarcísio pra isso mesmo uai, ele está cumprindo o que prometeu, pelo menos nisso ele é um politico honesto.

      1. Eu acho muito interessante esse argumento.
        a cptm nunca foi uma empresa da cidade de SP, ela sempre foi do estado.
        O Papel e trabalho dela é ligar atraves do trilho, a capital do estado com as maiores/melhors cidades do estado, por qualquer motivo que seja.
        Desde a criaçao da SPRails, ate a chegada da cptm, o trabalho do trem é esse.
        O interior nunca gostou dos trens que saim de la pra SP terem sido cortados, e o pessoal da capital nunca gostou de nao poder ir “para os pontos turisticos” fora de SP sem o trem.
        Agora reclamam porque esta fazendo do jeito que nao gosta, sendo que foi a propria iniciativa privada que trilhou o estado antes do proprio governo, seja estadual ou nacional.
        Enfim…

      2. 94 milhões não votaram no Lula e ele continua sendo presidente, torrando milhões em viagens de gosto duvidos e fazendo alianças com países autoritários.

        Se a capital quer o dinheiro do interior para bancar seu sistema metroviário, também precisa aceitar as decisões políticas do interior, como a privatização.

    1. partindo dessa lógica, então ninguém pode falar também do governo federal, já que a maioria escolheu. então pq a turma q votou no ex-presidente vive nas redes sociais criticando o governo federal?

Comments are closed.

Previous Post
Alexandre Barbosa (no detalhe) e o primeiro trem da BYD

“A Linha 17-Ouro vai tirar a imagem ruim do monotrilho”, diz executivo da BYD

Next Post
Linha 19-Celeste: Estação previa de projeto de estação (Jean Carlos)

Linha 19-Celeste: Confira como poderá ser uma futura estação do ramal de metrô

Related Posts