Linha 2 do Metrô de BH tem trecho em via única aprovado pelo governo

Trem da Série 1000 do Metrô de Belo Horizonte
Trem da Série 1000 do Metrô de Belo Horizonte (Metrô BH)

Tudo indica que o passageiros que usarem no futuro a Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte terão de aguardar por muito tempo por um trem para circular entre as estações Ferrugem e Barreiro.

A concessionária Metrô BH, controlada pelo Grupo Comporte, conseguiu uma aprovação preliminar para mudar o projeto do novo ramal e implantar um trecho em via singela (única) entre as futuras estações.

A empresa alega que uma área próxima à estação Barreiro é controlada pela MRS, concessionária de carga, e que não haveria espaço para duas vias de passageiros.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Em vez de uma operação padronizada, com vias independentes, a Metrô BH pretende que os trens circulem revezando os trilhos em ambos os sentidos.

Concessionária quer operar em via única em trecho de 1,7 km
Concessionária quer operar em via única em trecho de 1,7 km

Trata-se de uma situação bastante improvisada em um sistema que transporta milhares de passageiros por dia.

Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, do governo de Minas Gerais, a mudança não gerará ganhos para a concesssionária já que o estado será desonerado.

Apesar do aval inicial, a Metrô BH ainda precisará apresentar estudos mais avançados.

Obras ainda não começaram

A concessionária ainda espera por licenças ambientais para dar início às obras de implantação da Linha 2. A empresa pretendia ter começado os trabalhos em maio, mas não reuniu condições para isso.

Sobre o possível atraso, o governo afirmou ao jornal O Estado de Minas que o contrato não prevê uma data de início e sim de entrega e que a Metrô BH está tentando antecipar as obras.

Mapa de estações do Metrô BH
Mapa de estações do Metrô BH

Enquanto isso o Metrô de Belo Horizonte teve a tarifa reajustada passando a valer na última segunda-feira. O valor subiu de R$ 5,30 para R$ 5,50, aumento de 3,77%.

Em 2019, a tarifa era de apenas R$ 1,80 e acumulou reajustes de 205%. Na época, a Linha 1 era operada pela CBTU, estatal do governo federal.

Previous Post
Estação Varginha em julho de 2024

Obras complementares da estação Varginha avançam sem pressa

Next Post

Sistema de telecom da Linha 17-Ouro será finalizado no segundo semestre de 2026

Related Posts