As obras de implantação da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte estão avançando, como mostrou a concessionária do sistema, a Metrô BH.
Na sexta-feira, 7, membros da empresa, do governo de Minas Gerais e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além da MRS, fizeram uma visita técnica ao local onde será erguida a estação Amazonas.
Segundo a Metrô BH, as obras ocorrem nas estações Amazonas e Nova Suíça, além da preparação do terreno onde serão implantadas as vias.
O projeto também prevê uma alteração nas linhas de carga da MRS e VLI próximo à estação Ferrugem, onde será construído um viaduto a ser usado pelo metrô.

Esperada há muitos anos pela população, a Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte terá 10,5 km de extensão e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.
A expectativa é que o sistema passe a transportar diariamente cerca de 200 mil passageiros a partir de 2029, quando é prevista sua conclusão.
Segundo o presidente da Metrô BH, em 2028 deverão ser concluídas as melhorias na Linha 1, que está sendo modernizada.

“Além da implantação da Linha 2 e da modernização e ampliação da Linha 1, é muito importante destacar que estamos antecipando em quase dois anos a entrega dos novos trens, as 24 novas composições já estão em fabricação na indústria chinesa CRRC e o primeiro trem chega em 2026, tudo para trazer conforto, comodidade e viagens mais seguras para os nossos clientes”, disse Cláudio Andrade.
Outra obra relacionada ao projeto é a reforma e ampliação do pátio de manutenção do Metrô BH assim como o Centro de Controle Operacional. A concessionária é controlada pelo Grupo Comporte, que também assumiu o Trem Intercidades Eixo Norte (SP-Campinas) em sociedade com a CRRC.
“a expectativa é que o sistema PASSE a transportar 200 mil passageiros”. Ou seja menos do que transportava com uma linha só antes do aumento absurdo da tarifa causado pela privatização. Parabéns