Linha 2-Verde e Trem Intercidades obtém R$ 6,8 bilhões em empréstimo do BNDES

Recursos serão usados para aquisição de 44 trens para as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô e também para o trem regional até Campinas
Trem da Linha 2-Verde
Trem da Linha 2-Verde (Jean Carlos)

O governo do estado de São Paulo assinou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta sexta-feira, 29, contratos de financiamentos que somam R$ 8,15 bilhões para obras de infraestrutura.

Desse total, R$ 6,8 bilhões (83%) serão usados em projetos sobre trilhos, no caso a aquisição de 44 novos trens para as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô e também para o projeto do Trem Intercidades Eixo Norte.

A encomenda de 44 composições da Frota R terá o pregão eletrônico em 23 de dezembro e receberá do BNDES R$ 3,6 bilhões. As unidades serão de longe as mais modernas do Metrô, com passagem livre entre os carros, sistema de controle CBTC, padrão de automatização GoA4 e tecnologias como monitoramento das condições de sistemas e equipamentos em tempo real.

Ao menos 22 trens serão usados na expansão da Linha 2-Verde até Penha e, posteriormente, até Dutra, em Guarulhos. A gestão estadual espera entregar as primeiras oito estações entre 2027 e 2028.

Outras cinco paradas deverão começar a ser construídas a partir de 2025 mas o prazo de conclusão ainda é desconhecido.

Projeto engloba vários municípios cortados pela Linha 7-Rubi (Jean Carlos)
Trem da Linha 7-Rubi (Jean Carlos)

TIC Trens lançará serviço expresso regional em 2031

Outros R$ 3,2 bilhões serão aplicados no projeto do Trem Intercidades entre São Paulo (Barra Funda) e Campinas, com parada em Jundiaí. A concessão também engloba a Linha 7-Rubi e o Trem Intermetropolitano entre Campinas e Jundiaí.

Vencida pelo consórcio C2 (Comporte e CRRC), a concessão terá 30 anos de duração e prevê que o trem regional entre em serviço em 2031. Já em novembro do ano que vem, a concessionária TIC Trens assumirá a operação do ramal da CPTM.

Segundo o governo Tarcísio de Freitas, o empréstimo do BNDES tem prazo de pagamento de 34 anos.

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5 comments
  1. Com o apoio do Governo Federal, através do BNDES, finalmente sairá a Licitação para compra dos trens para a extensão da linha 2 verde e, também, para a Construção do trem entre s São Paulo e Campinas, no valor de quase $ 7 bilhões.
    E tem gente que sente saudades do governo federal anterior, que nada fez por São Paulo, muito pelo contrário.

  2. Com o financiamento do BNDES, a Companhia do Metropolitano será forçada a adquirir os trens de montadoras no Brasil. Considerando que só existe mercado para uma empresa apenas e temos três empresas atuando no Brasil, como ficarão os chineses da CRRC?

    Hoje, só a Alstom possui linha de montagem com encomendas regulares. A CAF e a Rotem não montam um trem novo desde 2019. A CRRC pode se associar com a Alstom, visto que fez isso na China com sucesso.

    Caso CAF e Rotem não consigam superar a Alstom nessa concorrência, resta apenas o fechamento dessas fábricas no país.

  3. Nenhum governo federal apoiou o estado de São Paulo, o culpado não é anterior , o atual
    governo está acordando após a grande derrota nas eleições , afinal precisa arrumar a porcaria que sempre fez com nosso Estado, outra a bola de vez é o Rio de Janeiro neste momento.

  4. Acho engraçado quando por posições políticas distorcem os fatos. O Governo de São Paulo está fazendo um empréstimo no BNDES, nada está sendo dado.

  5. Depois de estar em curso pela Prefeitura de SP, a implantação de túnel para servir veículos, agora é o ‘BRT que vai concorrer com Metrô na Radial Leste!?

    Como pode alguém dizer que não existe pesquisas de demanda, si possui números detalhadíssimos que constam as estações mais movimentadas do Metrô SP, como obviamente as estações Huber liderando, e doze estações que o metrô projetou e construiu e continuam com demanda baixa (abaixo de 15 mil embarques diários), sendo seis na Linha-5 publicada em 3/24, em que prevalece a altíssima pendularidade da qual até poderia ser incluída a Linha 13-Jade inteira da CPTM, sendo que se “planeja” financiar e construir um TIC-Campinas que irá se juntar aos outros da mesma forma a falácia que o Serviço-710 possui pouca importância!?

    Chama a atenção das doze estações que o metrô projetou e construiu e continuam com demanda baixa (abaixo de 15 mil embarques diários), sendo seis na Linha-5 publicada em 3/24, da qual até poderia ser incluída a Linha 13-Jade inteira da CPTM, sendo que se “planeja” financiar e construir um TIC que irá se juntar aos outros da mesma forma a falácia que o Serviço-710 possui pouca importância!?

    Quando se organiza todos estes dados fica comprovado que Pesquisas de Demandas bem com o tempo gasto pelos usuários em trajetos diários, porém faltam as da Pendularidades, Satisfação dos usuários do sistema de trilhos, bem como Origem / Destino, bem como as linhas de Metrô Menos movimentadas de São Paulo.

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