Linha 20-Rosa começará pelo ABC e irá até a Linha 1-Azul, diz Benini

Secretário de Parcerias em Investimentos do governo Tarcísio afirmou que consulta pública deve ser lançada no ano que vem e leilão, em 2026

Linha 20-Rosa começando pelo ABC (Jean Carlos)
Linha 20-Rosa começando pelo ABC (Jean Carlos)

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende contrariar estudos técnicos para atender o ABC Paulista com a Linha 20-Rosa.

Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o ramal metroviário terá sua primeira etapa partindo de Santo André e indo até a estação Saúde, onde haverá a conexão com a Linha 1-Azul.

A afirmação foi feita nesta quarta-feira, 21, em entrevista ao Pod nos Trilhos, da Revista Ferroviária.

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A gente deve fazer a consulta e a audiência pública no ano que vem e o leilão em 2026“, disse Benini, que acrescentou que o mercado tem hoje capacidade para absorver dois ou no máximo três projetos por ano.

Tarcísio de Freitas e Rafael Benini, Secretário de Parcerias em Investimentos (Jean Carlos)
Tarcísio de Freitas e Rafael Benini, Secretário de Parcerias em Investimentos (Jean Carlos)

Começo pelo fim

A intenção de priorizar o trecho que atende os municípios do ABC tem sido cogitada pelo governo há algum tempo enquanto documentos e análises divulgados nos últimos anos mostram um cenário diferente.

Segundo estudos técnicos, o trecho a ser priorizado fica entre Santa Marina e Abrãao de Morais (primeira estação após Saúde), por ser considerado de maior demanda e impacto positivo para passageiros.

O motivo é óbvio: há mais conexões pelo caminho, criando mais possibilidades de trajetos e aliviando outros “nós” do sistema sobre trilhos.

Demanda do trecho entre Santa Marina e Saúde é maior do que a perna até o ABC
Demanda do trecho entre Santa Marina e Saúde é maior do que a perna até o ABC, segundo relatório ambiental

Não é por menos que a demanda do trecho “prioritário” é maior. Segundo o estudo ambiental produzido pelo Metrô em 2023, o trecho entre Santa Marina e Saúde, então considerado como primeira etapa, deve atrair 747 mil usuários por dia em 2030.

No cenário de 2040, quando a extensão até Santo André estaria operando, a demanda da Linha 20-Rosa teria um acréscimo de 545 mil passageiros por dia, atingindo quase 1,3 milhão de usuários diários.

Vale lembrar que os 545 mil usuários esperados se explicam pela eventual existência de toda a extensão do ramal. Já com a linha indo até Saúde, esse total deverá ser menor.

O começo pelo fim, portanto, só encontra justifica em argumentos políticos/eleitorais.

Projeção mostra a Linha 18-Bronze (VEM ABC)
Projeção mostra como seria a Linha 18-Bronze: dívida com o ABC (VEM ABC)

Dívida com a região

Desde a extinção da Linha 18-Bronze pelo ex-governador João Doria em 2019, a fim de favorecer um grupo empresarial do setor rodoviário, a região do ABC se viu deixada de lado na mobilidade sobre trilhos.

As promessas de tornar a Linha 10-Turquesa com “padrão de metrô” não passaram de alguns trens mais novos e reformas de acessibilidade executadas pela CPTM.

A questão que ainda está na mesa é se o futuro operador privado concordará com a preferência de Tarcísio pelo ABC.

Com a maior parte do potencial de receita restrito ao trecho da Linha 20 dentro da capital, resta entender como a concessionária será compensada para bancar um projeto que será construído pela “cauda” e não pela “cabeça”.

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tiago
tiago
10 meses atrás

Glória a Deux!

Lucas Rabelo
10 meses atrás

A estação Saúde será a nova Vila Prudente, ponto de “integração única” (desconsiderando a Linha 10) da Linha 20, se for começar pelo ABC mesmo, deveriam levar a linha ao menos até Moema.

Lucas Rabelo
Lucas Rabelo
10 meses atrás

E pensar que a Linha 18 – Bronze já deveria estar operacional se o Doria tivesse dado início nas obras e não trocado o projeto…

Bruno S Oliveira
Bruno S Oliveira
10 meses atrás

Cada dia menos técnico e mais político. Todo projeto de concessão à iniciativa privada e a vontade de por onde deve começar, é baseada em interesse eleitoral e ideológico.

Lincoln
Lincoln
10 meses atrás

infelizmente esse é o fim de todo projeto de mobilidade no Brasil: virar palanque eleitoral.

Julia
Julia
10 meses atrás

outro factoide de tarcisio nao existe estudo nenhum do metro que indique isso. epoca de eleiçao ai ja viu né.

Felipe
Felipe
10 meses atrás

EU SÓ ACREDITO VENDO!

Como a própria notícia informa, todos os estudos da L20 desde o seu “princípio” trazem o trajeto Lapa – Moema como prioridade, em muito pelo fato dela ser concebida para a abastecer a especulação imobiliária.
Mas, se realmente isso realmente se tornar verdade, seria um gol de placa do Tarcísio. Na malha de transporte, a ligação ABC-L1 é muito mais urgente do que um metrô na Faria Lima – que só se justificaria caso a L9 já estivesse saturada.

francisco mello
francisco mello
10 meses atrás

Acho que estão menosprezando o ABC. Já existem linhas que atendem áreas perto ou mesmo ao lado da cabeça, conforme a matéria. Linhas 6 – laranja e linha 4 – amarela podem atender a demanda e outras áreas podem esperar. Respeito ao ABC, a cauda, que é um dos maiores polos Industriais do estado e pode trazer usuários nas duas vias.