Linha 20-Rosa do Metrô ganhará estudo mercadológico

Companhia lançou licitação nesta segunda-feira cujo objetivo será avaliar o potencial de geração de receita do ramal de metrô entre Santa Marina e Santo André

Linha 20-Rosa
A estação Santo André será uma das paradas mais importantes da Linha 20-Rosa (Jean Carlos)

Projeto de grandes proporções e elevado custo, a Linha 20-Rosa, do Metrô, ganhará um estudo mercadológico a fim de avaliar seu potencial de geração de receitas não tarifárias.

O edital da licitação foi anunciado pela companhia do estado nesta segunda-feira, 13, mas só estará disponível a partir do dia 14. A sessão pública para entrega de propostas está marcada para 13 de junho.

Apesar disso, entende-se que caberá ao futuro contratado estudar a exploração de vários tipos de negócios que poderão ser associados à operação do ramal de 33 km e 24 estações.

A companhia já havia lançado algo semelhante, o estudo de “aconselhamento financeiro” (financial advisory), para ter em mãos os possíveis arranjos para concedê-la.

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Os dois lotes da Linha 20-Rosa
Os dois lotes da Linha 20-Rosa (CMSP)

Não se trata de algo novo já que desde os primeiros estudos, o governo avalia aproveitar as características da Linha 20 no sentido de incluir empreendimentos e serviços integrados a suas estações e até mesmo pátios de manutenção.

É um modelo já em uso no exterior onde grandes complexos multiuso acabam sendo construídos em conjunto com as estações.

Vale dizer que em alguns sistemas, a receita auferida por essas atividades complementares supera o faturamento com o transporte de passageiros.

Pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa deverá explorar potencial imobiliário (CMSP)
Pátio Santa Marina da Linha 20-Rosa deverá explorar potencial imobiliário (CMSP)

Trata-se de uma situação ideal para a rede sobre trilhos paulista, cuja dependência da defasada tarifa de transporte e os constates repasses públicos tem sido cada vez maior.

A Linha 20-Rosa é um dos projetos prioritários do atual governo e deve ser concedida em conjunto com a Linha 1-Azul, segundo relatos recentes. O estudo, portanto, deverá ajudar a estabelecer as condições para o futuro edital.

Nota do editor: o site atualizará este artigo quando tiver acesso ao edital.

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ND
ND
1 ano atrás

Espero que esse estudo demonstre que precisa ter pelo menos uma estação entre Tabapuã e Fradique Coutinho na avenida Faria Lima.

Ivo
Ivo
1 ano atrás
Responder para  ND

Uma estação em um lugar onde a demanda a inviabiliza.

Assim a Linha 20 nunca sairá do papel.

ND
ND
1 ano atrás
Responder para  Ivo

Claro, não tem ser humano pelo shopping Iguatemi né?

DEF
DEF
1 ano atrás
Responder para  Ivo

Porém há demanda para uma estação de metrô pesado no bairro Alto da Boa Vista, vai entender.

Tiago
Tiago
1 ano atrás

o problema que no Iguatemi pra cima não tem espaço e para baixo só sobrou concessionária da Audi

FS
FS
1 ano atrás

Tinham que fazer um shopping linear da Tabapua ate a Jesuino Cardoso, em um subsolo acima dos trens.

Leoni
Leoni
1 ano atrás

Esta Linha 20-Rosa se trata de mais um projeto de papel, está sendo usada em mais um estelionato publicitário eleitoreiro como uma pretensa compensação para o cancelamento da Linha 18-Bronze e a intenção do desmembramento da Linha Integradora-710 da CPTM que faz o trajeto em paralelo e possui altíssima taxa de demanda e aprovação dos usuários na totalidade da região do ABC que faz atualmente um trajeto em paralelo, desta forma sua situação real ficou clara neste ano quando o Metrô lançou a licitação do projeto funcional e de arquitetura, em conluio com o Impacto Ambiental (EIA) um órgão burocrático totalmente manipulado pelos governantes que nunca consulta os usuários!
A última falácia de se conceder uma futura Linha 20-Rosa é um dos projetos prioritários do atual governo e deve ser concedida em conjunto com a existente Linha 1-Azul de concepções técnicas incompatíveis totalmente divergente.
Uma Manifestação de Interesse Privado apresentada em dezembro de 2020 o governo já havia proposto a concessão da Linha Rosa em conjunto com a Linha 2-Verde. A empresa sugeriu assumir a operação deste ramal enquanto construiria a Linha 20, mas somente no trecho Santa Marina São Judas, foi considerado prioritário por ela, ao contrário da extensão até o ABC Paulista, tida como opcional foi mutilada e descartada, e mais uma vez a população do ABC foi ludibriada com a total conivência dos prefeitos locais do PSDB, e o cambalacho confirmado, pois com a reunificação da Linha Integradora-710 que agora querem extinguir, esta linha perderia a razão de ser, pois estas já possuem as Estações de Santo André e Lapa no seu trajeto, sendo sua previsão após a década de 50, lembrando que o mandato termina em 2026!