Em meio a tantos projetos de concessões de transporte sobre trilhos, o governo do estado tem priorizado os ramais de trens da CPTM. Mas isso não significa que novas linhas de metrô não surjam no curto prazo.
A Linha 16-Violeta, por exemplo, passa por estudos aprofundados a cargo da empresa Acciona, que foi contratada pela gestão estadual por R$ 42 milhões.
Os dados levantados, que envolvem de sondagens do solo a aspectos econômicos, jurídicos e comerciais, devem ficar prontos em maio, o que permitirá o início das consultas públicas ainda neste ano, afirmou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos.
Ele também revelou que a Linha 20-Rosa, que pretende ligar a região da Lapa até Santo André, no ABC Paulista, deverá ter a consulta pública lançada em setembro.
Com 33 km de extensão, o ramal subterrâneo de metrô passa também por estudos, mas acaba de ter a primeira parte das desapropriações decretadas no trecho dentro da capital.

Benini reforçou o plano de conceder a Linha 20 em conjunto com a Linha 1-Azul, do Metrô, segundo entrevista ao Valor. A razão envolve o alto custo do projeto.
“Este é um projeto mais complexo, seriam mais de R$ 20 bilhões de investimentos”, disse.
Se de fato conseguir concluir as etapas prévias antes da licitação, a Linha 20 poderia ter o edital lançado em 2026, último ano do atual mandato do governador Tarcísio de Freitas.