Linha 5-Lilás tem melhor dia desde a pandemia, mas ainda não voltou aos tempos normais

Ramal de metrô operado pela ViaMobilidade recebeu 598 mil usuários no dia 10 de outubro. Movimento de passageiros entre janeiro e setembro, no entanto, ainda é 6,5% menor do que em 2019
Trem da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)
Trem da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)

A ViaMobilidade revelou no começo desta semana que a Linha 5-Lilás registoru movimento recorde de passageiros no período pós-pandemia. O fato ocorreu no dia 10 de outubro, quando passaram pelo ramal metroviário 598 mil usuários.

Trata-se de um patamar parecido com a média diária de usuários obtida em setembro de 2019, quando circulavam em dias úteis cerca de 600 mil passageiros na linha que liga Capão Redondo à Chácara Klabin.

Além do recorde, a concessionária também registrou o maior movimento de passageiros da estação Campo Belo, a última aberta no ramal, em abril de 2019. O local será a futura ligação com a Linha 17-Ouro, de monotrilho, e que também será operada pela ViaMobilidade.

A despeito da marca significativa, a Linha 5-Lilás ainda se encontra um pouco longe dos seus tempos normais. O movimento no acumulado de janeiro a setembro foi de 114,5 milhões de embarques, quase 8 milhões a menos (-6,5%) do que no mesmo período de 2019, último ano sem os efeitos da Covid-19.

Estação Campo Belo teve maior movimento diário da sua história em 10 de outubro (Jean Carlos)

Como referência, em setembro de 2023 a Linha 5 ainda estava com um déficit de 1 milhão de usuários em relação a quatro anos atrás. Enquanto neste ano foram transportados 13.751.530 passageiros, em setembro de 2019 o ramal movimentou 14.755.000 usuários.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Entre as 13 linhas que compõem a malha metroferroviária paulista, a Linha 5-Lilás é a que está mais perto do movimento de 2019, com exceção das linhas 13-Jade e 15-Prata, que já transportam mais passageiros por conta de expansões e melhorias.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. Graças ao home office o caos no metrô de SP melhorou um pouco com menos passageiros…
    Enquanto governo federal, estadual e municipal não se apoiarem para a expansão sobre trilhos de SP a malha metroviaria vai continuar se expandindo a passos de tartaruga

Comments are closed.

Previous Post

BYD SkyRail conclui 1 milhão de operações com portas de plataforma da Linha 17-Ouro

Next Post

Linha 15-Prata estará parcialmente fechada neste fim de semana

Related Posts