Linha 5-Lilás terá sinal de 5G em todas as estações até 2026

Estação Campo Belo já conta com rede de celular desde dezembro e Brooklin será a próxima, afirmou empresa responsável
Estação Campo Belo da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)
Estação Campo Belo da Linha 5-Lilás (Jean Carlos)

“Fora do ar” por anos, a Linha 5-Lilás passará a contar com uma rede de celular 5G até meados do ano que vem.

Após seis anos à frente da concessão, a ViaMobilidade finalmente tirou do papel um projeto de implantação de sinal de telefonia no ramal de metrô.

Trabalho confiado à empresa IHS, o projeto já teve início e entregou a primeira estação, Campo Belo, em dezembro passado.

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A próxima estação a contar com a rede de 5ª geração serão Brooklin, conforme revelou um executivo da empresa à Mobile Time.

Segundo ele, o plano é avançar em direção sul, implementando a infraestrutura em Borba Gato, Alto da Boa Vista, Adolfo Pinheiro e Largo Treze em subterrâneo.

Rede 5G também está sendo implantada nos túneis da Linha 5 (Jean Carlos)
Rede 5G também está sendo implantada nos túneis da Linha 5 (Jean Carlos)

Em seguida o trabalho será iniciado em Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

O prazo para concluir o projeto é de 18 meses, necessário porque o trabalho só pode ser feito durante o curto tempo de quatro horas em que a operação está paralisada durante a madrugada.

Sinal da Vivo

O contrato da ViaMobilidade com a IHS tem duração de 35 meses e envolve implantar uma estrutura de rede capaz de suportar até 1 milhão de usuários por dia, cerca do dobro da atual demanda.

Além das estações, a rede 5G também inclui cerca de 24 km de túneis, um dos grandes problemas para os usuários.

No entanto, apenas a operadora Vivo possua hoje um acordo com a IHS, mas a rede é preparada para atender outras empresas.

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  1. mais de 10 anos de atraso, sendo pelo menos 5 deles debaixo do nariz da via mobiidade ! tudo que eles fazem acontece com enorme atraso e lerdeza !! esperar mais 18 meses ??? se fosse na China ou Japao ia demorar 90 dias ! empresa atrasada!

    Responder moderated
    1. Considerando que a obrigação de implantar esse sistema é das operadoras de telefonia e que nenhuma teve interesse até agora, qual é a responsabilidade da ViaMobilidade? Esse sistema não é essencial para o funcionamento da Linha 5 (a Linha 5 funciona há anos sem isso e ninguém sentiu falta- cadê as tais emergências onde o celular seria útil?), é só uma excentricidade da geração atual viciada em celular. A instalação, teste e comissionamento dos sistemas de telefonia levam 18 meses.

      Se fosse na China e no Japão levariam os mesmos 18 meses, exceto se fechassem a linha por completo por 90 dias.

      1. Ninguém sentiu falta? O maior problema da L5 depois da falta de trens no pico era a falta se sinal, n ter sinal de telefone numa linha de metrô é questão de qualidade de vida máxima, nunca deve ter pego uma falha na L5 e n ter informação alguma doq tá acontecendo

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