Linha 6-Laranja: Tatuzão Sul já chegou à estação Perdizes

Tuneladora percorreu cerca de 825 metros em dois meses, estabelecendo sua melhor marca até o momento. Governador Tarcísio participará neste sábado da “chegada oficial” da máquina
O Tatuzão Sul durante a chegada oficial à Perdizes neste sábado (GESP)

O Tatuzão Sul, também conhecido como “Maria Leopoldina” e que está escavando os túneis da Linha 6-Laranja em direção a estação São Joaquim, já está na estação Perdizes. A chegada teria ocorrido nesta sexta-feira (29), segundo informações obtidas por este site.

No entato, o rompimento da parede da estação está marcado para este sábado (30), às 9h30, em evento com autoridades, incluindo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Pelos cálculos mantidos pelo site, foi o avanço mais veloz do TBM (Tunnel Bore Machine ou Máquina de perfurar túneis).

Em exatos dois meses, o tatuzão percorreu cerca de 825 metros a uma média diária de 13,5 metros. Como referência, a viagem entre Água Branca e SESC-Pompeia beirou os 13 metros de avanço diário.

O avanço do Tatuzão Sul

A partida ocorreu na estação SESC-Pompéia no dia 31 de julho, e no caminho a tuneladora passou pelo futuro poço de ventilação Venâncio Aires.

A tuneladora agora deve ficar um período parada em Perdizes para retomar as escavações em direção a próxima estação, PUC-Cardoso de Almeida.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Será o início da fase em relevo mais acidentado do percurso. Se em Perdizes a laje de fundo fica a apenas 28 metros da superfície, PUC-Cardoso é bem mais profunda, com as vias localizadas a 61 metros da superfície.

Até aqui o Tatuzão Sul escavou cerca de 3 km em 300 dias de trabalho, ou seja, uma média 10 metros por dia. A máquina, no entanto, iniciou seus trabalhos há 653 dias a partir do VSE Tietê, mas após o acidente no poço Aquinos ficou parada por 211 dias.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. Muito bom esse acompanhamento Ricardo! Neste ritmo de 2 meses de escavação entre estações + 2 meses de manutenção, prevejo o seguinte cronograma:

    Partida Perdizes: 30/nov/23
    Chegada PUC: 30/jan/24
    Partida PUC: 30/mar/24
    Chegada FAAP: 30/mai/24
    Partida FAAP: 30/jul/24
    Chegada Higienópolis: 30/set/24
    Partida Higienópolis: 30/nov/24
    Chegada 14-bis: 30/jan/25
    Partida 14-bis: 30/mar/25
    Chegada Bela Vista: 30/mai/25
    Partida Bela Vista: 30/jul/25
    Chegada São Joaquim: 30/set/25
    Desmontagem São Joaquim: 30/nov/25

    Será que vai ser mais rápido ou mais devagar? Quais as suas apostas galera?

  2. neste ritmo nao inaugura em 2026 falta trilhos,os trens parte civil nas estaçoes
    e testes no funcionanente.Conclusao o
    o acidente atrazará a obra em quase 1
    ano devendi ficar para 2027 a2028 rezo
    para estar errado,mas alguma coisa se inaugura no prazo no brazil.

Comments are closed.

Previous Post

Leilão do Trem Intercidades SP-Campinas é remarcado para 29 de fevereiro de 2024

Next Post

Linha 6-Laranja deve ser estendida até a futura estação São Carlos, na Mooca

Related Posts