Linha 6-Laranja deve ser estendida até a futura estação São Carlos, na Mooca

Trecho com quatro estações foi revelado pelo governo neste sábado e se sobrepõe a parte do trajeto da Linha 16-Violeta
O novo trecho da Linha 6-Laranja se sobreporá à Linha 16-Violeta, em estudo

Durante a chegada oficial do Tatuzão Sul na estação Perdizes, o governo do estado revelou quais são as quatro novas estações que estão em estudo para uma extensão da Linha 6-Laranja em direção ao sudeste.

Segundo a gestão atual, a LinhaUni, concessionária do ramal, pretende implantar as estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, levando a Linha 6 até o encontro com a Linha 10-Turquesa, da CPTM.

Trata-se na verdade do antigo trajeto da segunda fase da Linha 6-Laranja, elaborado pelo Metrô e que chegaria até Cidade Líder. Esse projeto acabou deixado de lado há cinco anos, quando a companhia decidiu desenvolver o projeto da Linha 16-Violeta.

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O novo ramal, considerado de projeto inovador, está em vias de ter o projeto básico e estudo ambiental concluído nos próximos anos, mas não há ainda uma decisão se será construído de fato.

No percurso conhecido até aqui, a Linha 16 terá a estação Monumento, próximo ao Museu de Ipiranga, e também será conectada com a Linha 10 na estação São Carlos. Já a estação Monumento da Linha 6 parece ficar mais ao norte, em mapas antigos.

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Outra parada cujo nome existe em ambos os projetos é Aclimação, mas nesse caso as duas estações estão bastante distantes nos estudos divulgados até o momento.

Além das quatro estações a sudeste, a Acciona, construtora que lidera o projeto da Linha 6, também ganhou aval para aprofundar estudos de duas novas estações após Brasilândia – Morro Grande, ao lado do pátio de manutenção, e Velha Campinas.

Existem ainda duas estações planejadas para o ramal, Vila Clarice, que se conectará com a Linha 7-Rubi, e Bandeirantes, ao lado da rodovia de mesmo nome.

Ao todo a nova fase de expansão da Linha 6-Laranja somará 7 km, o que fará com que o ramal tenha mais de 22 km de extensão e 21 estações.

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  1. Sr. Ricardo, vendo no mapa a linha 5 esta indo para o Ipiranga, isso esta confirmado? Desistiram de leva-lá para São Carlos?

  2. que bom que de fato essa extensão saia rápido após o termino da construção da L6, se a acciona for ligeira ela termina os estudos a tempo de ainda utilizar o atual tatuzão, é uma região completamente desassistida de trilhos, seria positivo pro reequilíbrio de passageiros, e também pra receita da própria linha que poderia assumir uma demanda um pouco menos pendular em parte do metade do seu trajeto, agora só fica nebuloso a posição das estações monumentos, pois são muito próximas, ou junta numa conexão, ou faz curvas grandes pra distanciar elas

    1. Pelo seu ponto de vista, seria muito mais lógico que a 6 e a 16 se cruzassem na Vila Monumento, com a 6 seguindo até o Ipiranga para se conectar com a 5, 10 e 15.

  3. Esta estação São Carlos da CPTM é estratégica, por conta disto já se cogitou diversas conexões, entre elas; Linha-5 Lilás, Linha 13-Jade, Linha 16-Violeta e agora Linha 6-Laranja.
    Embora o título desta matéria se refira a uma revisão da rede sobre trilhos apontar Linha 6-Laranja chegando até a estação São Carlos, deveria ser lembrado que esta linha já está prevista sua conexão em paralelo com Água Branca com esta mesma linha da CPTM, assim como a Linha-20 Rosa está prevista para a Lapa e Santo André, o mais sensato seria estender a Linha-5 Lilás até o Jardim Angela e até o Ipiranga, “porém a parte mais significativa e relevante é o reconhecimento da insensatez da continuidade na manutenção deste projeto em construção no que se refere a Linha 13-Jade interferir em todas as linhas da CPTM principalmente as provenientes do Alto Tietê”, nas linhas 12-Safira e 11-Coral que se encontram saturadíssimas e portanto totalmente sem condições de se receber mais linhas agravando e congestionando ainda mais o gargalo Brás-Barra Funda, da forma como está a atual proposta em curso, este projeto que possui dupla finalidade e também traz como característica a possibilidade de eliminar as partes da extensão sul da Linha 13-Jade, e conectando-se diretamente na nova estação São Carlos da Linha Integradora Metropolitana-710 da CPTM e sendo os usuários da Linha 13-Jade poderão se usufruir de uma única conexão em “Y” sem baldeação, pois possuem a vantagem de serem da mesma modulação caso desejem prosseguir no sentido Barra Funda ou prosseguir viagem, por estes motivos esta linha tem que ser uma das prioritária para esta estação.
    Não se pode esperar um grande aumento do fluxo de demanda com relação a Linha 13-Jade que já faz conexão com o aeroporto, mas sim se expandir dar prosseguimento até o Alto Tietê, fazendo-se esta ligação Bonsucesso até a São Carlos seria uma forma extremamente mais ágil e econômica do que ficar aguardando a Linha 19-Celeste.

    1. Prezado, de acordo com o mapa da matéria neste site de 27/9/23 “o governo Tarcísio deu continuidade para estudos de duas novas estações Morro Grande, Velha Campinas da Linha 6-Laranja”, assim as estações “planejadas” que se integrariam com o Serviço-710 da CPTM seriam serão três, e não duas como referido: São Carlos, Água Branca e Vila Clarice.
      Fica comprovada a insensatez e a falta de critérios e planejamento para escolhas das linhas que deveriam fazer parte da seleção para estar nesta estação, e como faz falta uma pesquisa de demanda atualizada.

  4. Muito bom esse acompanhamento Ricardo! Neste ritmo de 2 meses de escavação entre estações + 2 meses de manutenção, e considerando esse novo trecho, prevejo o seguinte cronograma:

    Partida Perdizes: 30/nov/23
    Chegada PUC: 30/jan/24
    Partida PUC: 30/mar/24
    Chegada FAAP: 30/mai/24
    Partida FAAP: 30/jul/24
    Chegada Higienópolis: 30/set/24
    Partida Higienópolis: 30/nov/24
    Chegada 14-bis: 30/jan/25
    Partida 14-bis: 30/mar/25
    Chegada Bela Vista: 30/mai/25
    Partida Bela Vista: 30/jul/25
    Chegada São Joaquim: 30/set/25
    Partida São Joaquim: 30/nov/25
    Chegada Aclimação: 30/jan/26
    Partida Aclimação: 30/mar/26
    Chegada Cambuci: 30/mai/26
    Partida Cambuci: 30/jul/26
    Chegada Monumento: 30/set/26
    Partida Monumento: 30/nov/26
    Chegada São Carlos: 30/jan/27
    Desmontagem São Carlos: 30/mar/27

    Será que vai ser mais rápido ou mais devagar? Quais as suas apostas galera?

  5. Bem que a L15 poderia se encontrar diretamente com a L6 nessa mesma futura estação São Carlos.

    Seja como for, só espero que tenham mantido a L5 em Ipiranga mesmo, pois seria muito inconsequente (para se dizer o mínimo) mandar todas as linhas para São Carlos, e deixar a L2 entupida e saturada.

    E digo mais: o ideal seria a L5 passar por Ipiranga (atraindo demanda das linhas 10 e 15) e finalizar em ORFANATO (que está bem próximo de Ipiranga), de modo a também atrair para ela (L5) demanda da L2 entre Orfanato e Penha (ou entre Orfanato e Guarulhos/Dutra).
    Assim, não será preciso ficar enfiado/socado na L2 até Chácara Klabin, só para acessar a L5.
    Algo parecido foi pensado para a futura L20, ao finalizá-la em Santa Marina (L6) em vez da Lapa.

    Tudo que for feito para se reduzir o carregamento da L2 entre Vila Prudente e Chácara Klabin será bem-vindo.
    Só será inconcebível manter entre Sacomã e Klabin igual à L3 entre Brás e Sé (ou até pior), e dizer “tá tudo certo👍”, e nada ser feito.
    😬

  6. Acho que a linha 6 poderia continuar a partir de São Carlos e fazer o caminho até a Cidade Tiradentes ao invés de fazer a linha 16.

    1. Também entendo assim. Aliás, esse era o projeto original.
      De repente, do nada, o governo Doria puxou da cartola projeto da linha 16-Violeta – que na região da Av Paulista corre paralela à Linha 2, e na Zona Leste prossegue pelo trajeto que já pertencia à Linha 6.

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