Linha 6-Laranja: Tatuzão Sul já partiu em direção a estação PUC-Cardoso de Almeida

Tuneladora da Acciona havia chegado na estação Perdizes no último dia 30 de setembro. Novo trecho tem pouco mais de 900 metros de extensão
O Tatuzão Sul durante a chegada oficial à Perdizes neste sábado (GESP)

O Tatuzão Sul, conhecido também como Maria Leopoldina, da Linha 6-Laranja, partiu da estação Perdizes em direção a estação PUC-Cardoso de Almeida na primeira semana de novembro, segundo informado pela assessoria da LinhaUni, concessionária do ramal de metrô.

A tuneladora chegou à estação Perdizes no dia 30 de setembro, evento que contou com a presença de autoridades (leia aqui). Como é de praxe, foi necessário um pouco mais de um  mês para que o equipamento retomasse suas atividades após a manutenção feita no local.

A previsão é que o tatuzão chegue em PUC-Cardoso por volta de janeiro de 2024, após percorrer um trecho de pouco menos de 1 quilômetro até sua nova parada.

O novo percurso terá uma novidade, o fato de o equipamento escavar os túneis em aclive acentuado, saindo de uma cota de aproximadamente 708 para 727 metros até chegar à nova estação, ou seja, uma subida de quase 20 metros.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A razão é que a estação PUC-Cardoso de Almeida fica localizada a cerca de 788 metros acima do nível do mar enquanto Perdizes, o ponto de partida, está a 736 metros (52 metros mais elevada).

A diferença entre os dois números está na profundidade das duas estações: enquanto Perdizes tem apenas 28 metros de profundidade, PUC terá o nível das plataformas a mais de 60 metros do nível da superfície.

Estação PUC-Cardoso de Almeida (Reprodução)

Tatuzão Norte

A escavação dos túneis da Linha 6-Laranja conta com duas tuneladoras trabalhando de forma simultânea. O Tatuzão Norte partiu no mês passado da estação João Paulo I em direção a estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado (leia aqui).

O ramal deverá inaugurado em meados de 2026 em seu primeiro trecho entre Brasilândia e Água Branca. A segunda parte deve ficar pronta em 2027.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. Cara o que vc ta falando? Voces estão com a linha sendo construída num ritmo excelente e ainda ta achando ruim? Sai fora mermao

    1. Essa linha já deveria estar pronta a mais de 5 anos irmão, não vem defender obra atrasada aqui não

Comments are closed.

Previous Post
Trens deverão passa por testes e correções antes de entrarem em operação (Jean Carlos)

Acordo entre o Ministério Público e ViaMobilidade Linhas 8 e 9 segue paralisado

Next Post
Metrôs e trens metropolitanos são opções preferenciais de transporte (Jean Carlos)

Entenda por que metrôs e trens urbanos são a melhor opção de transporte nas grandes cidades

Related Posts