Os pingentes ferroviários são pessoas conhecidas por andar nos trens metropolitanos pelo lado de fora das composições, geralmente pendurados pelas portas. A prática, que era restrita a um passado infame, parece estar voltando na Linha 8-Diamante, sob a administração da ViaMobilidade.
Vídeos publicados nas redes sociais com uma certa frequência mostram jovens em atitudes inconsequentes. Sorrindo para câmeras,eles realizam viagens quase que suicidas pelos trens metropolitanos.
Além disso, o acesso indevido às cabines de trens também podem ser vistos em tais publicações. Em postagem realizada pelo site Diário dos Trilhos é possível ver vários jovens dentro das cabines intermediárias de uma composições da Série 7000.
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Apesar de as cabines estarem desligadas, um deles aperta alucinadamente a buzina da composição, que segue ativa. Segundo a concessionária, a cabine estava inabilitada e não apresentou riscos para a operação.
A prática, que antes era exceção, parece ter se tornado mais frequente. Não é a primeira vez que vídeos desta natureza são registrados pelos próprios infratores que sorriem e acenam. O site registrou ao menos nove casos desse tipo de prática em vídeos e fotos.
Prática perigosa
O surf ferroviário ou a prática de andar pendurado pelo lado de fora dos trens pode gerar acidentes graves que vão desde eletrocussão, mutilação e morte, dependendo da gravidade das ações.
Até os anos 90, essas ações resultavam em mortes com frequência nos trilhos. Na época, a falta de segurança e um clima de baderna generalizada estavam impregnadas nos trens de subúrbio operados pela Fepasa e, principalmente, pela CBTU.

Praticamente todos os vídeos registrados na ViaMobilidade são realizados na Linha 8-Diamante. O ramal passa por regiões de vulnerabilidade social e acaba se tornando mais propenso a esse tipo de situação se comparado à bem mais resguardada Linha 9-Esmeralda que passa por grandes centros empresariais da capital.
O que diz a empresa
O site procurou a concessionária para um posicionamento sobre o ocorrido e obteve a seguinte nota:
“A ViaMobilidade lamenta o ocorrido e esclarece que as imagens divulgadas mostram uma cabine intermediária desabilitada, sem possibilidade de causar qualquer impacto à segurança dos usuários.
A empresa repudia veementemente este tipo de ação, classificada como vandalismo, e destaca que investe continuamente em segurança, preservação de seus ativos patrimoniais e na conscientização dos cidadãos.
Por meio de campanhas educativas e da atuação de seus Agentes de Atendimento e Segurança, que realizam rondas constantes, a concessionária trabalha para combater práticas que comprometem o bom funcionamento do transporte público.
A ViaMobilidade permanece investigando o ocorrido e reforça seu compromisso com a segurança de todos.”
Empresas privadas cortam custos em absolutamente TUDO. Não existe desculpa para não haver segurança em trechos de menor vulnerabilidade social; cortam os salários e benefícios pela metade, então deveriam ter o dobro de funcionários; pagam pouco e não contratam efetivo para manter o sistema em ordem.
Privatização é isso! MUITO dinheiro com acionistas, e investimento mínimo aos “CLIENTES”.
Não acho nada de mais, é simplesmente a seleção natural. A concessionária não é responsável por idiotices cometidas por esses delinquentes…
Bem, a mesma seleção natural que acomete quem empina moto, quem corre praticando racha nas rodovias, quem aposta no tigrinho e na bolsa…
(Mas é culpa da concessionária também, pois quanto mais fiscais tem, menos risco há).
Isso foi avisado que aconteceria com a concessão à iniciativa privada.
Quem ganha com esse modelo, é o pequeno grupo de rentistas bilionários, que jamais farão uma viagem de trem nessas linha. No final, a população é que sofre.
Chamada na mídia: Via Mobilidade inaugura o serviço “Back to 80’s”.
Venha ter a sua dose de adrenalina!
A Via Mobilidade aparentemente tem um quadro bem reduzido de fiscalização. E a mesma pessoa que fiscaliza é a mesma que também cuida da estação.
Já vi ASO conversando com ambulantes “de boa” também. Dado o baixo número de fiscais, aparentemente é mais fácil se associar aos infratores do que proibi-los. Até porque já ouvi falar da boca de um ambulante irregular e criminoso que é muito melhor com a concessionária do que com o serviço público, dado que a CPTM tem fiscalização mais efetiva.
A vontade de processar a CCR pois toda vez que entro no trem, acabo saíndo porque tem ambulante enchendo o saco, músico de trem enchendo o saco, trens com problemas, com goteiras, parando no meio do caminho… Tenho gasto mais dinheiro em ônibus do que em trem para se ter uma ideia.
Privatiza que melhora.
É para isto que foi feita a privatização, ou melhor concessão?
Lamentável, a empresa precisa apresentar medidas efetivas para a eliminação do problema. Entendo o autor da matéria mencionar a vulnerabilidade social do entorno, mas essa é a realidade de todas as linhas de trem metropolitano e os flagrantes foram só na linha 8. Dessa vez a operadora não pode jogar a culpa em ninguém pois, como diz o dito popular, a ocasião faz o ladrão.
“…A prática, que era restrita a um passado infame, parece estar voltando na Linha 8-Diamante, sob a administração da ViaMobilidade….”
Queriam a concessão para ter o padrão Linha 4-Amarela. Mas receberem o padrão CBTU. Agora aguentem mais 27 anos de ViaMobilidade. Lembrando que a empresa é responsável sim, já que essa situação tem relação com o baixo número de funcionários.
Sem mais!!
É REALMENTE ESTA EMPRESA ESTA SE SUPERANDO A CADA DIA… PELO O RETROCESSO…, AGORA ATÉ ESTAS PRATICAS NOCIVAS, QUE EXISTIAM NOS ANOS 80 E 90 VOLTARAM, SURF FERROVIÁRIO ( SERÁ QUE ESTÁ PRATICA VAI ENTRAR NAS PRÓXIMAS OLIMPIADAS ) COM O PATROCINIO CLARO DESTA EMPRESA, ISTO OCORRE PRINCIPALMENTE POIS A EMPRESA ECONOMIZA COM A CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS, SEM FALAR QUE DEVIDOS OS SALÁRIOS SEREM BAIXOS, DEVE HAVER UMA ALTA ROTATIVIDADE DE MÃO DE OBRA, EU GOSTARIA DE VER AGORA OS DEFENSORES DA PRIVATIZAÇÃO, AGORA DEFENDEREM ESTA EMPRESA, E DIZER QUE ELA NÃO TEM NADA HAVER COM ESTE PROBLEMA…QUE O PROBLEMA É DOS OUTROS…QUE O PROBLEMA É CULTURAL… QUE O PROBLEMA É A EDUCAÇÃO…ESPERO QUE ESTÁ MATÉRIA PASSE NO JORNAL NACIONAL, PARA O BRASIL INTEIRO VER ESTA NOVA “MODALIDADE OLIMPICA ” QUE ESTA OCORRENDO NO TRANSPORTE SOBRE TRILHOS EM SÃO PAULO, CLARO DEPOIS DAS LINHAS SEREM PRIVATIZADAS…
PRIVATIZA QUE FUNCIONA!!!!!!!!!!!!!!!!
quando a gente fala que a privatização do sistema é um retrocesso sem tamanho, tem gente que acha é exagero.
a cabine intermediária mesmo sem comando pode ocasionar por exemplo acionamento de emergência e parar o trem, ou no caso da buzina, se tiver com o comando eletropneumático invertido, acionar o desacoplamento das unidades. já teve vídeos internos da viamobilidade mostrando isso.
além das falhas, dos descasos, dos pingentes e das invasões de cabine, agora os ambulantes estão se armando de pedaços de madeira para bater nos agentes de segurança, que na verdade são brigadistas, que por sinal ganham uma mixaria.
Depois de canceladas a reconstrução da Estação (ABC) Pirelli e Ipiranga da CPTM e postergadas as Linhas 14-Onix, 18-Bronze, Linha 24-Quartzo Arco Oeste da CPTM, e a última nova denominação do Arco Sul, a Linha 25-Topázio, Metrô de superfície para Linha 10-Turquesa, Trens intercidades para Santos, porém de efetivo e agora recentemente a ameaça de terminar o Serviço-710” da CPTM prejudicando imediatamente 160 mil/dia e cuja atual demanda comprovada é de 738 mil/dia, que poderá atingir mais de 1 milhão assim que a linha 2-Verde chegar a Penha, porém os atuais gestores continuam a pratica de continuar a ludibriar a população, e a bola da vez agora é a Linha 16-Violeta prioritária ao se anunciar novas linhas em papel para um futuro distante, e agora sorrateiramente está linha que os cargueiros da MRS querem se apossar a “Segregação Sudeste” da CPTM possui o significado claro que todos estes projetos fantasiosos e melhorias mencionados são uma cortina de fumaça para iludir e ludibriar os incautos com promessas falaciosas de mobilidade visando a implantação de uma nova via de trens de carga entre Brás e Rio Grande da Serra, e contrariando a falácia e o cambalacho dos “planejadores” afeta e mutila em muito a operação da CPTM, pois já existe uma via central de grande utilidade que vai de Mauá até o Brás, que poderá ser ampliada.
Não faz sentido esta miopia das alegações que concessões sejam tão onerosas que até o crime organizado esteja envolvido em Linhas de ônibus em um esquema de lavagem de dinheiro!“
A matéria fala em algo frequente mas não cita datas nem período (além de usar um site de origem duvidosa como “fonte”), dessa forma fica difícil saber se o vandalismo é frequente ou não. Falar em surf e fazer um comparativo com os anos 1990 soa sensacionalismo, que é algo que o Metrô CPTM nunca precisou.
Outro ponto fraco da matéria é o fato da não discussão sobre a CPTM e a ViaMobilidade não terem agentes com poder de polícia em suas linhas. Apesar da CPTM ter agentes armados, eles não possuem poder de polícia e não possuem respaldo legal para atuar.
Como resolver esse problema? Alterando-se as leis. Mas até lá há muito pouco a ser feito.
A CPTM não precisou de nenhuma alteração de lei para acabar com essa prática, qual é a sua dificuldade pra assumir que a ViaMobilidade também comete erros?