Linha Uni e Alstom revelam como serão os trens da Linha 6-Laranja

Ilustração com o visual do trem da Linha 6-Laranja (Alstom)
Ilustração com o visual do trem da Linha 6-Laranja (Alstom)

A concessionária Linha Uni e a Alstom apresentaram nesta quarta-feira (26) o projeto dos trens Metropolis que serão usados na Linha 6-Laranja de metrô.

As composições de seis carros terão capacidade para transportar até 2.044 passageiros e serão operadas de forma automática, sem a necessidade de operador a bordo, o chamado UTO (trens sem operadores em inglês).

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Os trens da Linha 6-Laranja terão uma máscara frontal nas cores preta e laranja enquanto as laterais contam com faixas também laranja e em azul. Não está claro se o acabamento das caixas será o aço inoxidável ‘natural’ ou com uma aplicação da cor cinza.

 

Os trens não terão cabine de comando, como ocorre nas linhas 4-Amarela e 15-Prata
Os trens não terão cabine de comando, como ocorre nas linhas 4-Amarela e 15-Prata

Os 22 trens encomendados pela Linha Uni serão fabricados em Taubaté (SP) e as primeiras caixas já foram concluídas, explicou a empresa.

As imagens divulgadas mostram um layout semelhante nas extremidades, com ausência de cabine de comando e um painel coberto. A diferença, a princípio, é que os Alstom não terão saída de emergência pela frente e sim pelas laterais.

O salão da composição apresenta apenas assentos laterais, supostamente para oferecer mais espaço para os usuários que viajam em pé.

Segundo nosso cálculo, serão 252 assentos para uma capacidade de 2.044 usuários. É mais do que levam os trens Hyundai Rotem da Linha 4 – lá as composições acomodam 306 pessoas sentadas e 1.946 ao todo.

Outra característica das composições serão as portas que se abrem para fora, num sistema semelhante ao dos trens da Série 2000 da CPTM. É mais uma solução voltada a oferecer mais espaço interno e janelas maiores.

Salão de passageiros do trem da Linha 6-Laranja
Salão de passageiros do trem da Linha 6-Laranja

Intervalos de até 75 segundos entre os trens

Segundo a Linha Uni, os novos trens terão portas mais largas, grandes janelas e sistemas modernos como contadores de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores, vigilância por vídeo, sistema óptico de detecção de fumaça e sistema de extinção de incêndio, e até detectores de descarrilamento.

O intervalo normal do ramal será de 2 minutos, mas a operação poderá ser feita com headway de apenas 75 segundos no pico. Durante o horário de movimento, até 20 trens poderão circular simultaneamente.

Uma novidade serão as portas que se abrirão para fora
Uma novidade serão as portas que se abrirão para fora

“Com tecnologias de ponta e um compromisso contínuo com a inovação, estamos projetando um sistema de mobilidade urbana que oferece transporte seguro e confiável. Esta abordagem com certeza vai melhorar a experiência do usuário, e estabelecer novos padrões para o futuro da mobilidade urbana em São Paulo”, disse Jaime Juraszek, CEO da Linha Uni.

“Estou extremamente orgulhoso em ter um projeto tão importante como o da Linha 6-Laranja em nosso portfólio. Este empreendimento, que é um marco na mobilidade urbana da América Latina tanto pelo tamanho como pelo financiamento inovador, é um testemunho do nosso compromisso contínuo com o Estado de São Paulo e com o Brasil”, acrescentou Michel Boccaccio, Presidente da Alstom no Brasil e Diretor Geral para América Latina,

A previsão fornecida pela Linha Uni e Alstom é que os primeiros trens sejam entregues entre o final de 2024 e o começo de 2025. A operação da Linha 6-Laranja está programada para ter início em outubro de 2026, inicialmente no trecho Brasilândia-Perdizes, e o trajeto completo no final de 2027.

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