Linhas 3-Vermelha e 11-Coral terão serviço afetado neste domingo por obras de modernização

Enquanto linha da CPTM passará por serviços no sistema de energia enquanto o ramal de Metrô terá mais uma etapa de implantação do sistema CBTC
Metro SP – Linha 3 Vermelha (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Dois dos mais movimentados ramais metroferroviários de São Paulo, as linhas 3-Vermelha, do Metrô, e 11-Coral, da CPTM, terão intervalos maiores no próximo domingo, 11, em alguns dos seus trechos para obras de modernização.

Tratam-se de contratos que preveem reduzir os intervalos entre os trens no futuro ao ampliar o fornecimento de energia e contar um sistema de controle de trens mais eficiente.

Metrô

Na Linha 3-Vermelha haverá interdição parcial no trecho entre as estações Tatuapé e Carrão. Trata-se de mais uma etapa da implementação do sistema de sinalização CBTC.

Os trens trafegarão por apenas uma via neste trecho que terá um intervalo de trens de até 9 minutos. No restante da linha o intervalo será de até 5 minutos.

A expectativa do Metrô é entregar o novo sistema na Linha 3 em julho de 2022. Já na Linha 1 – Azul a previsão é dezembro deste ano. As Linha 2 – Verde, 4 – Amarela, 5 – Lilás e 15 – Prata já operam com o sistema.

O CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) é uma solução que reúne a tecnologia com a ferrovia para propiciar um sistema que, em suas versões mais modernas, podem dispensar o uso do condutor. Nesse sistema a divisão por setores, como no ATC (Controle Automático de Trens), utilizados na linha 1 e 3, praticamente inexiste. Toda a comunicação é feita por meio de antenas de rádio dedicadas que captam e transmitem informações aos trens em tempo real. Dessa forma é possível precisar de forma automática qual a posição do trem que está adiante e, de forma precisa, traçar uma curva de desaceleração suave.

CPTM

Na Linha 11-Coral, haverá obras de modernização nos sistemas de energia e trilhos. Com isso, o intervalo entre os trens será de 35 minutos. As transferências entre as linhas 11 e 3 nas estações Tatuapé e Itaquera estarão abertas durante toda a operação comercial.

Além dela, também a Linha 9-Esmeralda terá a circulação de trens interrompida já no fim do sábado, 10, a partir das 22h no trecho final entre as estações Presidente Altino e Osasco para revisão geral de rede aérea, poda de árvores e outros serviços. Aqui trata-se de uma obra de manutenção. Durante a interdição neste trecho, os passageiros podem usar a linha 8-Diamante para completar o trajeto afetado.

Total
7
Shares
Previous Post

Entenda como será a evolução da obra da Linha 6-Laranja do Metrô

Next Post

CPTM adia licitação para novo túnel na estação Luz

Related Posts