CPTM adia licitação para novo túnel na estação Luz

Ligação entre a antiga estação e a Linha 4-Amarela terá sessão pública postergada de 20 de abril para 30 de abril, segundo a CPTM
A Estação Luz passará por diversas melhorias em seu interior (Carlos Vitor)

A estação da Luz é um dos grandes cartões postais da cidade de São Paulo e é conhecida também por ser uma das mais movimentadas gares da metrópole. A CPTM, como uma forma de garantir a qualidade dos deslocamentos dentro da estação, está promovendo uma série de intervenções de acessibilidade e reordenamento do fluxo de passageiros, que terá tendência de crescimento da demanda após a diminuição da crise sanitária atualmente instalada.

Entretanto, mais um adiamento irá prorrogar o início dos trabalhos. Segundo a publicação disponibilizada no Diário Oficial do Estado do dia 10 de abril, a CPTM decidiu por alterar a data da sessão pública que estava marcada pra o dia 20 de abril. A nova data para a sessão de recebimento das propsotas da licitação será no final do mês, 30 de Abril às 10h.

Aviso publicado no Diário Oficial do Estado

Entendendo o projeto

A licitação pra o novo túnel visa a construção de uma nova passagem ligando o corredor existente próximo ao saguão oeste até a área administrada pela ViaQuatro, próximo a linha de bloqueios. O grande benefício será a redistribuição dos passageiros por uma nova passagem, o que vai diminuir de forma considerável a lotação na passagem existente. Vale lembrar que além do novo túnel, serão feitas intervenções para um novo acesso na Rua Casper Libero.

Segundo a companhia, o prazo previsto para elaboração do projeto executivo e a execução da obra é de 36 meses, com valor estimado de cerca de R$ 68 milhões.

Local de acesso do novo túnel (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Conclusão

Apesar do adiamento de 10 dias na data da sessão pública, não há indícios de que isso possa comprometer o projeto como um todo. A CPTM está usando de forma apropriada este período de menor movimento para começar a tirar do papel as ideias que visem a melhoria na qualidade do deslocamento das pessoas dentro da estação Luz. Vale destacar que, apesar de idealizar o novo túnel, não existem planos ou projetos pra integração entre a estação Luz e Júlio Prestes, dada a complexidade e a burocracia envolvidas na elaboração desse ideia.

Total
9
Shares
Previous Post

Linhas 3-Vermelha e 11-Coral terão serviço afetado neste domingo por obras de modernização

Next Post

Estação Jardim Colonial tem prazo de conclusão postergado para dezembro

Related Posts