LinhaUni muda local do poço onde o tatuzão sul encerrará escavações

VSE Felício dos Santos, que já teve escavações realizadas, ficará 250 metros mais próximo da futura estação São Joaquim, da Linha 6-Laranja
O VSE Felício dos Santos, já com obras em andamento
O VSE Felício dos Santos, já com obras em andamento (LinhaUni)

A concessionária LinhaUni, responsável pela Linha 6-Laranja de metrô, decidiu alterar o projeto do ramal, deslocando um poço de ventilação para um novo local.

Trata-se do VSE Felício dos Santos, localizado na Rua Senado Felício dos Santos, 142, na Liberdade, e que terá a tarefa de receber o Tatuzão Sul em sua última etapa.

O local também será uma saída de emergência e ventilação da Linha 6 mas, por “considerações técnicas da equipe de engenharia”, ficará em novo endereço, na Rua Tamandaré, 596, informou a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).

Localização do novo poço
Localização do novo poço

O novo poço será aberto onde antes havia uma escola Anglo, já desativada. Medições de satélite mostram que o VSE estará mais próximo da estação São Joaquim, terminal da Linha 6 na primeira fase.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Ainda segundo a SPI, as “análises identificaram a nova localização como mais adequada para atender às necessidades do projeto, proporcionando uma melhor infraestrutura e acessibilidade”.

Extensão da Linha 6-Laranja até a Mooca

A mudança ocorre quando o poço atual já se encontra parcialmente escavado, demandando todo um novo trabalho a ser feito.

Para explicar a situação à comunidade do entorno, a LinhaUni fará uma apresentação pública na segunda-feira, 20, na Avenida Paulista, 807, 17º andar.

Novo VSE ficará onde havia uma escolha do Anglo
Novo VSE ficará onde havia uma escolha do Anglo

Vale notar que a concessionária está estudando uma extensão do ramal até a Linha 10-Turquesa, da CPTM. Ou seja, o VSE Felício dos Santos não será mais o último canteiro de obras na região.

Não está claro se a alteração tem relação com o projeto da extensão da Linha 6, algo que a apresentação pública poderá esclarecer.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
5 comments
  1. Acredito que tem sim relação com a extensão da linha, vão desmontar o tatuzão e depois remontar no VSE mais distante.

  2. E dali a extensão devia fazer um U pro norte, com estações na Cons. Furtado, Glicério e Pedro II (só porque eu moro próximo à Pedro II e uma linha assim facilitaria tanto a minha vida…)

  3. Faz todo o sentido alterar esse poço antigo para uma futura estação. A localização é praticamente perfeita.

    Fica junto da Rua Conselheiro Furtado e muito próximo do encontro da mesma com a Avenida da Aclimação/Rua Pires Mota.

    Se não for possível mudar um pouquinho mais pro sul a localização exata de uma estação, dá pra fazer longos mas possíveis túneis de acesso até a Aclimação/Pires Mota.

  4. essa mudança tem claramente a ver com a extensão, uma vez q o local estudado para a próxima estação sentido São Carlos fica muito a norte, terminando os túneis exatamente embaixo ou ao lado do poço pré escavado exigiria deslocamento da estação aclimção/pires mota deixando de atender a centralidade da região, portanto faz sentido esse VSE ser mais próximo de São Joaquim, liberando o trecho seguinte para fazer uma curva terminando paralela com os galpões do terreno já utilizado previamente, pronto para a extensão e ainda servindo de emboque pro tatuzão continuar viagem na extensão, ao invés de fazer o tatuzão fazer viagem contrária

Comments are closed.

Previous Post
Postes de energia em implantação no Pátio Morro Grande (Reprodução)

Pátio Morro Grande começa a receber postes para sustentação de rede aérea

Next Post
ViaMobilidade poderá operar trens de carga na Linha 8-Diamante (Jean Carlos)

Trens de carga poderão voltar a circular na Linha 8-Diamante, estuda CCR

Related Posts