O governo de Portugal anunciou recentemente que pretende antecipar a construção do projeto que prevê a ligação férrea por um trem de alta velocidade entre Lisboa e Madri, capital da Espanha. A obra é tocada pelos dois governos e deverá estar pronta apenasem 2034.
A previsão é que todo o trajeto seja feita em 3 horas. A linha também conectará Lisboa a Porto, cidade ao norte de Portugal, em trajeto a ser realizado em 1 hora e 15 minutos.
Segundo o governo português, a decisão de acelerar a construção “reside na necessidade de descarbonização dos transportes, na transferência para modos de transporte energeticamente mais eficientes, no desenvolvimento econômico e na coesão territorial e social.”
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A obra em si já começou e alguns trechos já podem ser entregues em 2025, como as ligações entre Évora e Elvas, em Portugal e Placencia e Talayuela, na Espanha.
Até 2027, o governo português prevê que o tempo de percurso direto entre Lisboa e Madri seja reduzido para seis horas. E depois baixe para 3 horas em 2034.
Em Portugal, o percurso de Lisboa a Elvas, cidade próxima à fronteira com a Espanha, será realizado em duas horas em 2025 e em uma hora daqui a dez anos.