Luz é a estação mais cheia da Linha 4-Amarela, veja ranking

Ramal de metrô operado pela Linha 4-Amarela tem transportado 700.000 passageiros por dia
Estação Luz da Linha 4-Amarela
Estação Luz da Linha 4-Amarela (Jean Carlos)

A Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo é operada pela concessionária ViaQuatro desde sua inauguração em 2010. Com 11 estações e 12,8 quilômetros de extensão, ela percorre um trajeto importante que conecta a estação Vila Sônia, na Zona Oeste, à estação Luz, no centro da cidade, passando por importantes polos comerciais, culturais e residenciais.

A linha destaca-se também por sua ampla integração com outras linhas do sistema. Na estação Luz, é possível acessar a Linha 1-Azul, que liga a Zona Norte à Zona Sul, além das linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM, que conectam São Paulo a cidades da região metropolitana. Há ainda o Expresso Aeroporto, da Linha 13-Jade, que segue até as proximidades do Aeroporto de Guarulhos.

A Linha 4-Amarela, com sua demanda equilibrada e vários conexões, é um dos sistemas que mais transporta passageiros por km
A Linha 4-Amarela, com sua demanda equilibrada e vários conexões, é um dos sistemas que mais transporta passageiros por km

Já na estação Paulista, os passageiros têm acesso à Linha 2-Verde, que percorre a Avenida Paulista e se estende até a Zona Leste. Outro ponto de conexão importante é a estação Pinheiros, que permite integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, facilitando o deslocamento para as zonas Sul e Oeste da cidade.

Atualmente, a Linha 4-Amarela transporta diariamente 700.000 passageiros e foi a primeira linha metroviária totalmente automatizada da América Latina, marcando um avanço significativo em tecnologia e eficiência operacional.

Linha 4-Amarela terá extensão até Taboão da Serra

Em junho de 2024, o governo do estado de São Paulo e a concessionária ViaQuatro anunciaram a extensão do ramal até o município de Taboão da Serra, com acréscimo de duas estações. A expectativa é que o novo trecho atenda 90 mil passageiros diariamente.

Estação Paulista durante inauguração da Linha 4-Amarela em 2010 (GESP)
Estação Paulista durante inauguração da Linha 4-Amarela em 2010 (GESP)

Segundo a gestão estadual, o custo da obra será de R$ 3,4 bilhões para uma extensão de 3,3 km e as estações Chácara do Jockey e Taboão da Serra e tem entrega prevista para 2028.

Confira o ranking das estações mais movimentadas da Linha 4-Amarela:

  1. Luz* – 144.930
  2. Paulista* – 111.700
  3. Pinheiros* – 109.800
  4. República* – 107.290
  5. Vila Sônia – 50.520
  6. Butantã – 40.070
  7. Faria Lima – 36.760
  8. Higienópolis – Mackenzie – 27.720
  9. São Paulo – Morumbi – 26.350
  10. Oscar Freire – 25.290
  11. Fradique Coutinho – 18.660

Total – 699.090 passageiros

Obs: demanda de passageiros por estação – média dias úteis referente ao ano de 2024.
* O total da estação da Luz Corresponde à soma de passageiros que embarcam na Linha 4 * O total da estação Paulista corresponde à soma de passageiros que embarcam na Linha 4 – Amarela com as transferências da Linha 2 – Verde
* O total da estação Pinheiros corresponde à soma de passageiros que embarcam na Linha 4 – Amarela com as transferências da Linha 9 – Esmeralda
* O total da estação República corresponde ao número de passageiros que fazem transferência com a Linha 3 – Vermelha

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  1. Olá Sr Alberto e amigos presentes
    Finalmente o resumo da Linha Amarela, eu sou usuário dela sempre que vou ao centro, eu achava que três estações, Higienópolis, Oscar Freire e Fradique Coutinho tinham um movimento pequeno, porém vendo os números até que fiquei surpreso com o nosso terceiro lugar entre as linhas de metrô, tendo em vista que é uma linha muito curta em relação as outras e com poucas estações e ainda com um resquício da pandemia, e acredito que ela tem potencial para aumentar a quantidade de passageiros com essa extensão planejada, desde que seja bem-feita. Hoje eu passei nos fundos da futura estação de Taboão da Serra, e tinha uma equipe de sondagem de solo trabalhando no local, o que confirma que tem realmente planos em estudos para esta região. Agora fica a curiosidade sobre o movimento das linhas de trem, mais é assunto para uma nova série “Assim vai o povão para o trabalho”. Valeu Sr Alberto e até breve a todos.

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