Conhecida pela sua atuação no segmento rodoviário, a Marcopolo começa a dar passos mais firmes no setor ferroviário com sua divisão Marcopolo Rail. Dias atrás, a empresa gaúcha anunciou um contrato de fornecimento de três composições de dois vagões do modelo Prosper para a Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile.
O Prosper é um modelo versátil e que pode ser usado em sistemas de VLT ou convencional e terá capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados e 143 em pé. “Os veículos serão bidirecionais, com cabines de operação em cada extremidade e vão contar com climatização, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida, além de um sanitário adaptado”, explicou Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.
O contrato fechado com a companhia chilena envolve não apenas os veículos, mas peças de reposição e manutenção. O Prosper será propulsinado por um sistema DMUs (Diesel Multiple Units). Segundo a empresa, a produção deve ter início no primeiro semestre de 2023, no Complexo Industrial de Ana Rech, em Caxias do Sul (RS), em um pavilhão próprio para a produção dos veículos ferroviários.

Os trens serão usados na linha Talca-Constitución, com 88 quilômetros de extensão e 11 estações e que fica localizado numa região que envolve as zonas rurais do vale central e da zona costeira, na região do Maule, ao sul da capital Santiago. O sistema faz parte do programa Trenes de Chile e passou recentemente por melhorias em sua infraestrutura.
“Nossa chegada ao Chile coloca o Brasil como um player importante no cenário metroferroviário internacional, considerando o potencial estratégico de produção, bem como a capilaridade da Marcopolo para atendimento ao continente. O fornecimento dos trens ao Chile fortalecerá nossa atuação e favorecerá a entrada em outros mercados da América Latina, com possibilidade de expansão da mobilidade sobre trilhos”, afirma Santos.
O primeiro modelo Prosper entrou em operação em 2020, na versão Prosper VLT, na rota turística da Giordani Turismo, em Bento Gonçalves (RS). A Marcopolo Rail também produzirá três unidades do veículo para equipar o People Mover do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O projeto, que está sendo executado pelo Consórcio AeroGru, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA, ligará a Linha 13-Jade da CPTM aos terminais 1, 2 e 3 de passageiros do aeroporto. A previsão é que ele seja inaugurado em 2024.