O Metrô de São Paulo anunciou o início da operação comercial das portas de plataforma da estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha, a partir desta segunda-feira, 21.
As fachadas de segurança fazem parte do contrato com o Consórcio Kobra e foram fabricadas na Coreia do Sul. Pedro II será a quarta estação do ramal a contar com o recurso, já presente em Vila Matilde, Belém e Bresser-Mooca.
As estações Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera também contam com as fachadas instaladas, porém, ainda fora de operação. Nesse caso o trabalho é de responsabilidade da empresa Alstom em outro contrato.
Segundo o Metrô, as próximas estações a contarem com as portas de plataforma serão Carrão, Guilhermina-Esperança e Penha. Dessas Carrão já está com a instalação em andamento.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“Em outras estações da Linha 3-Vermelha, como Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, a instalação mecânica das portas de plataforma já foi concluída e, no momento, são realizados exaustivos testes e protocolos que garantam seu funcionamento em segurança”, diz a empresa.
A meta, de acordo com o Metrô, é concluir a instalação das portas de plataforma em toda a Linha 3 até o final de 2024. O ramal é um dos mais críticos nesse sentido por conta do movimento de passageiros pendular, com lotação acima do razoável nos horários de pico. Daí a importância das portas, que evitam acidentes e paralisação da operação.
O contrato com o Consórcio Kobra prevê a instalação de 88 fachadas. Nesse escopo estão todas as estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha e algumas da Linha 2-Verde. Atualmente as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata possuem fachadas em todas as estações.