O Metrô de São Paulo concluiu no último sábado (26) mais uma etapa importante da construção da futura Estação Anália Franco, parte da expansão da Linha 2-Verde. A companhia finalizou a concretagem da laje de fundo da estação, estrutura essencial para o avanço das obras civis no local.
A operação começou às 5h30 e foi concluída às 19h45, com o lançamento de aproximadamente 1.540 m³ de concreto — volume equivalente a 193 caminhões betoneira ou a 154 caixas d’água de 10 mil litros. Com esse avanço, a estação já atingiu 70% de obras concluídas, segundo o Metrô.
A área será usada no futuro para as plataformas da Linha 16-Violeta, um ramal metroviário em estudo pela Acciona. Ela ficará abaixo das plataformas da Linha 2, em um arranjo similar à estação Chácara Klabin.

A Estação Anália Franco faz parte do trecho em expansão da Linha 2-Verde entre Vila Prudente e Penha. A previsão é que o trecho até Vila Formosa seja entregue até 2027, enquanto o restante da extensão — totalizando 8,3 km de trilhos e oito novas estações — deve ser finalizado até dezembro de 2028.
O Metrô está na reta final de escavação dos túneis da primeira etapa, realizado pela tuneladora Cora Coralina. Ela deverá chegar ao VSE Falchi Gianini nos próximos dias.
Com a conclusão da expansão, a Linha 2-Verde terá capacidade para transportar cerca de 1,2 milhão de passageiros por dia, ampliando significativamente a oferta de transporte público e a mobilidade na Zona Leste da capital paulista.