Metrô confirma danos em três estações da Linha 2-Verde após manifestação na Paulista

Cinco placas de vidro foram danificadas em Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação; pichações e adesivos atingiram estações e até o interior de um trem

Vidros trincados na cobertura
Vidros trincados na cobertura (CMSP)

O Metrô de SP confirmou nesta segunda-feira (12) que três estações da Linha 2-Verde foram alvo de vandalismo durante a manifestação realizada no domingo (11) na Avenida Paulista com apoiadores do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação tiveram estruturas danificadas, além de pichações e aplicação de adesivos em diferentes áreas.

Segundo a companhia, cinco placas de vidro das coberturas dos acessos voltados para a Avenida Paulista foram danificadas. O Metrô já providenciou a compra de novos vidros para realizar a substituição.

Apesar dos danos, as estruturas não oferecem risco aos passageiros. As placas possuem películas de proteção que impedem o desprendimento de fragmentos.

As ações de vandalismo não ficaram restritas aos acessos. Pichações e adesivos foram encontrados em paredes internas das estações, corrimãos de escadas fixas e rolantes e também no interior de um trem.

Adesivos colados nos vidros do acesso de Trianon-Masp (CMSP)

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Equipes de manutenção começaram a limpeza durante a madrugada desta segunda-feira e continuarão trabalhando ao longo do feriado para retirar pichações e adesivos.

A confirmação esclarece a extensão dos danos depois de versões distintas divulgadas no domingo. A Polícia Militar havia relatado ocorrências de tumulto, pichações e depredação durante a dispersão dos manifestantes, enquanto imagens nas redes sociais mostravam pessoas sobre a cobertura e pichações em um dos acessos da Trianon-Masp.

Na primeira manifestação sobre o episódio, o Metrô não havia citado os danos. A companhia explicou que o fechamento temporário da Trianon-Masp ocorreu devido à elevada concentração de pessoas na Avenida Paulista e à necessidade de controlar o fluxo de passageiros.

Ato a favor de Lula ocorreu neste domingo na Paulista (CMSP)

A estação deixou de atender ao público por volta das 12h50 e retomou a operação aproximadamente às 16h30. Durante a restrição, os trens continuaram circulando pela Linha 2-Verde e as estações Consolação e Brigadeiro permaneceram abertas.

O Metrô informou que havia acionado seu plano de controle de multidão, com aumento da oferta de trens, reforço de funcionários e direcionamento dos passageiros para estações mais afastadas da maior concentração de público.

Com a nova nota, a companhia confirmou os danos ao patrimônio, mas manteve separadas as duas questões: o fechamento da Trianon-Masp foi atribuído ao controle da concentração de pessoas, enquanto o vandalismo atingiu três estações da avenida.

O Metrô registrou boletim de ocorrência e informou que disponibilizará às autoridades imagens de seu sistema de monitoramento, integrado ao Muralha Paulista, para auxiliar na identificação dos responsáveis e na apuração dos fatos.

Funcionário do Metrô limpa acesso da Linha 2 (CMSP)