Metrô construirá 60 casas para reacomodar famílias no percurso da Linha 15-Prata

Favela de Vila Prudente e no alto à esquerda, as vias do monotrilho
Favela de Vila Prudente e no alto à esquerda, as vias do monotrilho (iTechdrones)

O Metrô de São Paulo buscou uma solução original para reacomodar 60 famílias que moram atualmente na Favela de Vila Prudente, na Zona Leste, em um trecho por onde a Linha 15-Prata passará no trajeto até a estação Ipiranga.

Em vez de fechar acordos com a CDHU, companhia estadual de habitação, ou a prefeitura, a companhia decidiu ela mesma providencar o reassamento das pessoas em situação de vulnerabilidade. Para isso, a empresa utilizará parte de um terreno desapropriado na Rua Tomás Izzo, que fica a cerca de 500 metros da comunidade.

Ele foi usado para a construção do túnel da Linha 2-Verde entre as estações Tamanduateí e Vila Prudente e está até mais próximo do Metrô do que a comunidade.

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A ideia do projeto partiu da gestão do presidente Silvani Pereira e foi mantida em sigilo enquanto eram realizadas reuniões com representantes dos moradores. A via elevada do monotrilho deve ocupar parte da avenida em frente à comunidade e por isso será preciso retirar parte das construções próximas ao local.

As famílias que moram ali ganharam direito à propriedade da prefeitura anos atrás e o temor era que o governo do estado utilizasse o método tradicional de construir novas habitações em outras regiões. Geralmente, esses processos se mostram burocráticos ao necessitarem de licitações por outros órgãos e verbas de fontes diferentes.

A área da comunidade e os terrenos onde serão construídas as 60 unidades (Arte sobre Google Maps)

O site questionou o Metrô a respeito do projeto, que explicou que os recursos para erguer as 60 unidades habitacionais já estão previstos na expansão da Linha 15-Prata. Segundo a empresa, já foram finalizados o anteprojeto de arquitetura e o projeto básico das moradias “que têm densidade e gabarito semelhantes aos da vizinhança”.

O próximo passo será o lançamento de uma licitação para construção das unidades e a companhia espera que elas fiquem prontas antes de ser necessário avançar com a implantação das colunas e vigas do monotrilho. “Caso não seja possível, elas receberão auxílio moradia até a conclusão das habitações”, diz nota.

A expansão da Linha 15 até a estação Ipiranga já teve a licitação lançada e o vencedor apontado, o Consórcio Expresso Ipiranga (Coesa e Álya Construtora). A proposta de R$ 445 milhões foi habilitada em janeiro e confirmada em fevereiro após julgamento de recurso administrativo. Desde então, é aguardada a assinatura do contrato.

O novo trecho deverá ficar pronto em 2025 e conectará o monotrilho com a Linha 10-Turquesa, da CPTM.

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