Primeiro trem da Série 8900, da ViaMobilidade, iniciou testes operacionais nas linhas 8 e 9

Composição fabricada pela Alstom tem previsão de entrar em serviço em maio e é parte de encomenda de 36 unidades
Primeiro trem da Série 8900 (Alstom)

A ViaMobilidade colocou o primeiro trem da Série 8900 para realizar testes operacionais durante a madrugada nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda – confira o vídeo no final do texto.

Segundo a concessionária, a primeira composição circulou em vias operacionais a partir de segunda-feira, 3 de abril. Até então, o trem havia se movimentado apenas em trilhos do pátio de manutenção Presidente Altino, em Osasco.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Os testes em ambiente operacional são fundamentais para que a nova série seja comissionada, ou seja, aprovada para ser utilizada no transporte de passageiros.

A ViaMobilidade encomendou 36 trens à Alstom, que os monta em sua unidade em Taubaté, interior de São Paulo. O cronograma, no entanto, está levemente atrasado já que previa a entrega do primeiro trem 18 meses após a assinatura do contrato de concessão. A composição só foi entregue em 28 de fevereiro.

A expectativa é que mais seis trens sejam recebidos neste semestre, já a estreia operacional é aguardada para maio. A partir daí, a ViaMobilidade passará a devolver parte dos trens recebidos da CPTM, começando pela Série 8500, as mais modernas hoje em uso. Depois serão retornados os trens da Série 7500 e 7000, nesse caso, os mais novos.

Balaústres da Série 8900/Série A (Jean Carlos)

Prazo até março de 2024

No fim do processo, a ViaMobilidade terá à sua disposição seis trens da Série 5400 (Frota B), 19 trens da Série 7000 (Frota C) e 36 novos trens da Série 8900 (Frota A).

Essas unidades devem contribuir não apenas para oferecer mais conforto aos passageiros, já que dispõem de recursos mais modernos e eficientes, como também reduzir a demanda por energia elétrica, um dos gargalos da infraestrutura.

Veja também: Raio-X da Série 8900, conferindo o exterior do novo trem

Resta ainda entender como a empresa privada irá distribuir a nova frota nos dois ramais. Atualmente, a ViaMobilidade utiliza 18 composições na Linha 8 e 20 na Linha 9, mas com um desempenho melhor, será possível oferecer maior oferta de viagens com uma quantidade pouco maior de trens.

Por contrato, os 36 trens deverão entrar em serviço até março de 2024. Até lá, resta torcer para que os problemas crônicos sejam amenizados, pelo menos.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
9 comments
  1. Vamos fazer um bolão de quanto tempo vai levar para descarrilar e a Supervia mobilidade colocar a culpa na CPTM.

    1. E a linha 7 que tá dando problema direto para de puxar o saco que não tem nem condição para assumir mais duas linhas A CPTM não tem nenhum funcionário

      1. CPTM falha sim também. Mas não na mesma medida e nem fica terceirizando a culpa. “Dando problema direto” é o que? 7 descarrilamentos em 14 meses?

  2. A idéia da concessão é essa: Investir e melhorar! O que esperamos é que possa ajudar, mas só trem novo não resolve! Melhorias no sistema de energia e sinalização é o que farão dar um salto de qualidade que todos nós, clientes merecemos.

    1. A ideia da concessão é repassar dinheiro público para a iniciativa privada. O investimento de 3 bilhões em 30 anos não é nem 10% de tudo que a CPTM investiu nos 30 anos de existência.

      E cliente é quem vai num restaurante, numa loja, etc. Não somos clientes, somos usuários. Usuários de um serviço público.

  3. Hoje a linha 1 azul , teve falhas, superlotação nas estações, e maior tempo de parada para os usuários, acredito que seria importante mencionar o fato ocorrido, e os detalhes , em função do portal de notícias ser especializado nesse meio de transporte!

    1. Outros portais já cobrem falhas diariamente, como a Rede Noticiando, Via Trólebus, Mobilidade Sampa e a grande mídia

  4. Pois é… Depois que a CPTM saiu os problemas começaram, superlotação, trens sem ar, motoristas não esperando as pessoas entrarem, guardas truculentos, sinceramente depois que a Via assumiu em horário de pico a diminuição dos intervalos tudo culpa da CPTM, não dá dona Via… O trabalhador está pagando os seus pecados e o dos administradores da Via… O governador podia tentar entrar em um trem no horário de pico na estação Altino, duvido que ele consiga siquer entrar, já o trabalhador é obrigado ao contra cimento diária depois que essa empresa assumiu… Tudo culpa da CPTM vai vendo do Via Imobilidade

  5. Tomara que a operação melhore e a concessionária consiga cumprir o seu papel. Seriam mais 23 trens para as duas linhas, além de melhorar sinalização e espaço físico das estações. Seria um enorme bonus pra população

Comments are closed.

Previous Post
Estação Americana (Prefeitura Municipal de Americana)

Contrato do Trem Intercidades abre possibilidade para expansão até Americana e aeroporto de Viracopos

Next Post

Metrô construirá 60 casas para reacomodar famílias no percurso da Linha 15-Prata

Related Posts