Metrô de São Paulo busca empresas para fabricar peça para o monotrilho

Fabricante original deixou de fornecer peças (Jean Carlos)
Fabricante original deixou de fornecer peças (Jean Carlos)

O Metrô abriu uma nova licitação para realizar a pré-qualificação de empresas interessadas em realizar o desenvolvimento e homologação de um componente para a Frota M, trem de monotrulo que opera na Linha 15-Prata

O objetivo é que as empresas possam realizar a fabricação e testes do “cilindro de assistência de direção – Mecanismos de ligação de tração“. Esta é uma peça que se localiza no truque das composições Innovia 300, fabricadas pela Bombardier, hoje Alstom.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Segundo apurou o site, a peça atua como um amortecedor que atenua as trepidações no monotrilho. Desta forma a composição possui maior estabilidade durante as viagens.

O produto deverá ser desenvolvido devido a descontinuidade de fabricação do componente por parte da fornecedora original. Para contornar este problema, novos fornecedores deverão ser capacitados para fabricar a peça.

O Metrô deverá realizar a disponibilização de amostras e subsídios técnicos para que as empresas interessadas possam produzir as documentações necessárias, além da fabricação de um lote piloto.

A empresa deverá fornecer, além das peças, documentação técnica como desenhos e especificações que deverão seguir normas pré-definidas.

Metrô busca fornecedores para peças do Monotrilho (Jean Carlos)
Metrô busca fornecedores para peças do Monotrilho (Jean Carlos)

Após a aprovação nos testes a empresa receberá um certificado de Pré-qualificação. Esse certificado permitirá que a empresa participe de futuras licitações para o fornecimento de produtos.

O certificado não significa garantia de exclusividade, uma vez que outras concorrentes podem obter a mesma comprovação para fabricação de peças.

A companhia tem buscado mais opções de fornecedores para alguns equipamentos e materiais do monotrilho. Um deles é pneu, que hoje são produzidos exclusivamente pela francesa Michelin. Dessa forma, será possível promover concorrências para obter um preço mais baixo em vez de depender de apenas um fornecedor.

Previous Post
Sistema de gerenciamento de escalas teve redução no preço (Jean Carlos)

CPTM reduz valor de contrato de sistema de gerenciamento de viagens em 27%

Next Post

Ainda sem horizonte factível, Linha 20-Rosa promete atender 137 mil pessoas em Santo André

Related Posts