Metrô de São Paulo realiza restauração estética de trens

Companhia tem realizado a reforma gradual das máscaras dos trens que se encontravam em estado de considerável degradação. Trabalho é realizado por equipes internas da empresa

Composição com máscara restaurada (Trilhos Que Movem SP)
Composição com máscara restaurada (Trilhos Que Movem SP)

O Metrô de São Paulo está colocando em curso um processo de restauração estética em trens que operam em várias de suas linhas. O processo visa reverter a situação de falta de zeladoria que se instalou, sobretudo no material rodante.

O site realizou uma matéria apontando diversos problemas relativos à falta de cuidado e desgastes severos de algumas composições, como a presença de sujidades grosseiras e remendos.

O perfil Trilhos Que Movem São Paulo realizou uma série de registros recentes mostrando algumas das composições já restauradas. Os trens em questão operam pelas linhas 1-Azul e 3-Vermelha.

A falta de zeladoria pode ser um dos reflexos dos cortes fiscais que a empresa tem realizado. A demissão do setor de pintura apontada pelo Sindicato dos Metroviários, e responsável por parte dos reparos, pode ter sido uma das consequências do desgaste dos trens.

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A reforma foi realizada utilizando recursos próprios. A companhia estaria priorizando os trens mais deteriorados e realizando os reparos de forma gradual.

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Ivo
Ivo
9 meses atrás

Há verba disponível para a manutenção. Esses trens estão com desgaste há anos e pelo que consta não ocorreram demissões anuais de funcionários de pintura nos últimos dez anos.

Esse problema de conservação é puramente administrativo.

Fabio
Fabio
9 meses atrás

O metrô de São Paulo terceirizou toda parte de pintura da empresa demitindo todo o pessoal da pintura, porém a empresa terceirizada jamais apareceu por lá. Sendo assim, os próprios funcionários da operação e manutenção tiveram a iniciativa de realizar essas pinturas pra que os trens fiquem em ordem novamente.

tiago
tiago
9 meses atrás
Responder para  Fabio

Doidera

Jose Carlos
Jose Carlos
9 meses atrás

Ivo, você está errado ao dizer que não ocorreram demissões no setor de pintura, pois aconteceram sim, isso foi noticiado! E outra coisa, se vc procurar no site da transparência, você vai ver que de Dezembro de 2023 até Julho de 2024 o Metrô “perdeu” aproximadamente 700 funcionários, ou seja, nesses últimos 7 meses o Metrô “perdeu” uma média de 100 funcionários por mês.

Ivo
Ivo
9 meses atrás
Responder para  Jose Carlos

Ocorreram demissões de funcionários no setor de pintura todos os anos desde 2014?

Agora o Metrô tem verba para montar estandes caros em feiras como Negócios nos Trilhos e Aeamesp, tem dinheiro para mandar engenheiros a França, China e Canadá mas não tem dinheiro para repintar os trens.

Falta gestão.

Jose Carlos
Jose Carlos
9 meses atrás
Responder para  Ivo

E quem disse que o Metrô não tem dinheiro? Dinheiro tem sim! O problema é que atual gestão (alta cúpula politica) quer terceirizar tudo, quer fazer o mínimo possível para arrumar vários motivos e dizer que a única solução é a privatização. Ai a culpa cai toda em cima dos funcionários de carreira né, os funcionários que se virem, ficara parecendo que os funcionários é que estão deixando a coisa desse jeito, mas não é.

Paulo
Paulo
9 meses atrás

Não duvido nada a Companhia ter realizado as recuperações apenas porque saiu na imprensa especializada