Metrô desapropria mais terrenos para levar Linha 2-Verde até o Pátio Paulo Freire

Área de quase 174 mil metros quadrados teve o decreto de utilidade pública promulgado pelo governo do estado nesta semana
Estação Fernão Dias (ex-Paulo Freire)(Fernandes Arquitetos)

O governo do estado, a pedido do Metrô de São Paulo, publicou um novo decreto de utilidade pública de 27 terrenos que serão usados na extensão da Linha 2-Verde no sentido de Guarulhos.

Pelo levantamento feito por este site, as áreas que somadas chegam a quase 174 mil metros quadrados prevista para desapropriação localizam-se principalmente no entorno da futura estação Tiquatira e no Pátio Paulo Freire e a estação do mesmo nome.

O maior lote, com quase 72 mil metros quadrados, fica justamente num enorme terreno nas margens da Avenida Educador Paulo Freite e servirá para que a Linha 2-Verde possa ter um pátio de manutenção adequado. Hoje, o ramal possui apenas o Pátio Tamanduateí e precisa utilizar os serviços dos complexos de Itaquera (Linha 3-Vermelha) e Jabaquara (Linha 1-Azul).

A segunda etapa de expansão da Linha 2-Verde até o município de Guarulhos compreende cinco estações, além do pátio. São elas Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra, esta última dentro dos limites do munícipio vizinho à São Paulo.

O novo trecho e os locais aproximados das desapropriações

Possível trecho até Paulo Freire?

São 6 km de extensão até lá, porém, pela prioridade dada aos terrenos do novo decreto, o Metrô poderia em tese implantar uma fase prioritária com três estações – Penha de França, Tiquatira e Paulo Freire -, levando a Linha 2 até o novo pátio. Boa parte das áreas necessárias para isso já foi desapropriada, o que permitia que a companhia liberasse a execução de alguns contratos hoje suspensos.

Reforça essa impressão o fato de não existirem ainda decretos referentes às estações Ponte Grande e Dutra e poços de ventilação da região. Por fim, documentos do Metrô já afirmaram que a Linha 2-Verde só deverá chegar a Guarulhos após a implantação da Linha 19-Celeste. O receio é que o fluxo de passageiros seria tão grande que a Linha 2 ficaria saturada bem antes de chegar à região central.

Tiquatira fará a ligação com as linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Arcadis)

A construção da estação Tiquatira será um ponto importante para a mobilidade sobre trilhos, por conta da ligação com as linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM. A conexão ajudaria a criar diversas possibilidade de viagens, além de equilibrar o carregamento em vários sentidos.

Vale lembrar também que o processo de desapropriação é algo que leva um tempo razoável, sobretudo se houver algum tipo de questionamento na Justiça. Muitos imóveis aparentemente selecionados pelo decreto são de moradias bastante simples, o que também cria situações sociais mais difíceis de serem resolvidas.

Segundo presidente do Metrô, Silvani Pereira, já foram contabilizados mais de R$ 638 milhões em desapropriações para levar a Linha 2 de Vila Prudente até Dutra. Segundo o executivo, 23% dos terrenos necessários para a obra já foram desapropriados.

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12 comments
  1. Mesmo com essas desapropriações não seria possível levar a linha até o pátio, a entrada para o pátio segundo o projeto disponibilizado pelo metrô séria num trecho entre a Estação Paulo Freire e Ponte Grande dentro do território de guarulhos no trecho entre a Rua São Pedro e a rua interna do condomínio de prédios na região, mas é bom ficarmos atentos se qualquer desapropriação ocorrer nesse trecho a possibilidade talvez seja grande.

  2. Espero que, ao menos, a Estação Tiquatira da CPTM opere com plataformas segregadas para as Linhas 12 e 13, já que, pelo visto, a operação infelizmente, ainda será conjunta.

  3. Ricardo, estão implantando novas vias na plataforma inoperante da Estação Suzano, até cheguei a encaminhar umas fotos no direct do Instagram do site, sabe o que estão tramando por lá? Será que já vão efetuar a troca de plataforma da Linha 11 e deixar a plataforma reservada para a Linha 12?

  4. É inacreditável como o 13° município mais populoso do Brasil e o 2° do estado foi simplesmente esquecido , como a linha jade que esta focada apenas no aeroporto nao conta, então podemos dizer que o 2° maior município
    de SP, nao tem nenhum tipo de acesso por trem ou metrô , sendo que muitos municípios da Grande SP tem algum nível de acesso por trilhos , onde muitos não representam nem 5% da população de Guarulhos , e o colosso dos municípios simplesmente esquecido por décadas dos investimentos metro viários do passado !

    1. Para com esse argumento toda santa hora,eu emm , Guarulhos será o único município fora da capital com 4 Linhas de metrô >L2-VERDE/L13-JADE/L14-ONIX/L19-CELESTE já tá bom demais ,o ABC que antigamente teria duas linhas de metrô ,atualmente só terá a L20-ROSA. Vc reclama de boca cheia, as 4 linhas são super fáceis de serem retiradas do papel ,já que uma Será Monotrilho/VLT (L14-ONIX) ,duas já existem e só necessitam de expansão (L2-VERDE/L13-JADE) e uma que será do zero (L19-CELESTE) que é a preferida dos empresários da região de Guarulhos

    2. Bom dia, Thiago.
      Acabei de ler o comentário por completo, sua argumentação não possui fundamento técnico.
      A linha 13 Jade (CPTM) não atende exclusivamente os passageiros e sim uma parcela considerável de Guarulhos quanto da região Taboão, Pq Cecap e Jd. São João para quem vai trabalhar nas diversas regiões de São Paulo e outras cidades.
      Antes de ter o serviço, um cidadão residindo na região do Jd. São João em Guarulhos e tivesse que ir trabalhar, estudar ou afins na região central do município de São Paulo gastava cerca R$22,00 com ônibus + metro fazendo ida e volta numa viagem superior a 2h.
      Atualmente leva-se menos da metade do tempo 55min e gasta R$8,80.
      Óbvio que não é o ideal mas no futuro não muito distante teremos mais 2 linhas de Metrô (Linha 2 e 19) e uma possível extensão até a região do Bonsucesso na linha 13 Jade (CPTM).
      Por favor não seja anti-ético ou desprovido de inteligência intelectual.

    3. não entendo esse choro, Guarulhos já tem a L13 e vai receber a L2 e L19 e as L14 e L23 em projeto, tá reclamando de que ainda? Campinas segunda mais populosa do estado e segunda capital não tem um transporte ferroviário sequer, só promessas do TIC e mais nada

  5. Esses projetos são realmente muito importantes para Guarulhos com os seus quase 1 milhão e meio de habitantes, como provavelmente levarão um mínimo de 10 a 12 anos para serem concluídos, acredito que a finalizacao da implantação do CBTC na linha vermelha aumentando sua capacidade, poderia ser possível absorver a demanda a futura estação Dutra com o fluxo de Guarulhos dividido entre as 2 linhas, esteja com um horizonte bem mais próximo para os Guarulhienses, com talvez 6 anos para concluir a linha verde até a Dutra, mesmo que seja primeiro até a Paulo Freire com um terminal de ônibus anexo, já reduziria consideravelmente em parte tempo gasto para acessar a rede , em relação as estações Tatuapé , Carrão ou Penha .

  6. A grande maioria das linhas principalmente do Alto Tiete e Zona Leste como as Linhas 11-Coral e 12-Safira são conhecidas por seu carregamento pendular, ou seja, em determinado horário do dia, uma massa se desloca no sentido dos bairros ao centro, e vice-versa. Nestes horários de maiores carregamentos podem ser constatadas superlotações, e a quantidade transportada não está diretamente relacionada a lotação em determinados horários, porém um decisão importantíssima foi tomada que é a mudança da Lei de Zoneamento e o Plano Diretor visando minimizar estas questões de pendulidade e desenvolver novas regiões que é a transformação dos eixos das Linhas 2-Verde e 17-Ouro em regiões de maior adensamento, além de permitir uma maior redistribuição e desenvolvimentos de empreendimentos residenciais e comerciais entorno às estações do Metrô.

    A Perimetral Linha 2-Verde continua a ser a mais importante de todas as expansões do Metrô, pois fecha e interliga o Grande Anel Metrô Ferroviário Metropolitano de São Paulo. Fazendo a leitura dos gráficos de embarques pelos dados oficiais do *Metrô CPTM de 2019 ficam explícitos e claro que com 224.340.000 contra 428.107.000 da Linha 1-Azul e 424.867.00 da Linha 3-Vermelha, ela está com demanda comprovadamente ~90% menor do que das Linha-1 e 3, lembrando que a Linha 2-Verde possui uma capacidade maior, sendo iguais as Linhas 1 e 3, cujas carruagens possuem ~3,1m, semelhantes ás maiores da CPTM, e superiores as Linhas 4 e 5 que possuem ~2,8m.
    Porém é fundamental as atuais terminações indevidas das Linhas 5-Lilás na Chácara Klabin, e 15-Prata na Vila Prudente (já em andamento sua transferência), tenham no seu planejamento de agrupar na Estação do Ipiranga da CPTM diretamente da Linha Integradora 710-Rubi/Turquesa. O avanço e continuação das obras da extensão até Penha para 2027, com oito novas estações, desta forma é imperativo e justificada a extensão planejada terminação da Linha 2-Verde em Guarulhos ainda nesta década, por conta de uma alegação de suposta sobrelotação que não comprovadamente não existirá, pois com a extensão Linha 13–Jade da CPTM e a construção de quatro estações iria aumentar a baixa demanda desta linha de alta capacidade ela deveria se estender para até Bonsucesso, mas ao invés disto a querem levar para Barra Funda sem reformar e ampliar as estações e linhas nos trechos existentes, não necessitando aguardar a chegada da Linha 19-Celeste para o final da década de trinta, lembrando que linhas novas levam no mínimo quinze anos para serem finalizadas, caso isto ocorra, o Alto Tietê e este importante município do Brasil continuará ficando só nas cinco múltiplas intenções no papel, sem nenhuma linha do Metrô e CPTM nesta década!

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