Metrô divulga vencedor de licitação para modelagem financeira da Linha 20

Consórcio terá 9 meses para entregar estudos que servirão para que o Metrô possa aprofundar projeto do ramal que atenderá uma grande região da Grande São Paulo
Linha 20-Rosa: primeiros passos (Montagem sobre fotro do Metrô)

O Metrô divulgou neste sábado, 13, o vencedor da licitação para contratar o projeto de modelagem econômico-financeiro, denominado Financial Advisory, que deve ser adotada para a Linha 20-Rosa, que deve ligar a Lapa ao ABC.

O vencedor foi o Consórcio Logit-QueirozMaluf-Almeida&Fleury-EGT e terá 9 meses, a partir da assinatura do contrato, para entregar os estudos.

Cinco consórcios participaram da licitação sendo que a escolhida apresentou o menor valor: R$ 1,643 milhão.

O projeto deve apresentar soluções inovadoras, para atrair a participação de investidores na implantação do novo ramal. Deve constar nos estudos pontos como proposição de alternativas de exploração comercial e imobiliária ao longo do trajeto da linha, das estações e dos pátios de estacionamento de trens e de manutenção, bem como os aspectos jurídicos e legais, incluindo os processos de desapropriações de imóveis.

A licitação de Financial Advisory foi lançada com o intuito de ajudar o Metrô a modelar a PPP da Linha 20 de uma forma inédita. O governo Doria pretende oferecer o ramal à iniciativa privada com uma possibilidade de exploração de receitas muito mais ampla e diversificada.

A Linha 20-Rosa deve ter 25 estações em uma extensão de 31 km passando pelas regiões de Pinheiros, Av. Faria Lima, Moema, Cursino e São Bernardo do Campo. Atualmente, o Metrô desenvolve o projeto funcional (primeiro projeto de uma linha) e estudos auxiliares, como Investigação Geotécnica e Sondagens.

Total
26
Shares
3 comments
  1. Esta linha tem um enorme potencial para uma PPP. Se fecharem com um consórcio que tenha empresas internacionais, como é o caso da linha laranja, esta linha poderia sair até o final desta década.

Comments are closed.

Previous Post

CPTM relança licitação para reativação de plataformas da estação Barra Funda

Next Post

Metrô seleciona consórcio que fará as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego

Related Posts