CPTM Destaques Metrô de São Paulo

Metrô e CPTM vão implantar operação especial para a Copa América

Funcionamento de estações e linhas será estendido e CPTM reeditará o Expresso da Copa na Linha 11-Coral até a estação Corinthians-Itaquera
Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4 ficará aberta até à 1 hora da madrugada

Mesmo com uma previsão de público naturalmente menor do que na Copa do Mundo em 2014, o Metrô e a CPTM implantarão uma operação especial para atender os torcedores que assistirão aos jogos da Copa América de futebol, que tem início nesta sexta-feira com a partida de abertura entre o  Brasil e a Bolívia no estádio do Morumbi.

Para essa partida especificamente, que começa às 21h30, a ViaQuatro manterá a estação São Paulo-Morumbi aberta até à 1 hora da madrugada do sábado (15) para que os usuários que deixarem o estádio tenham tempo de chegar até a Linha 4-Amarela. Da mesma forma, o Metrô, a CPTM e a ViaMobilidade garantirão as integrações com suas linhas mesmo com as estações fechando para embarque à meia-noite – recebendo apenas os passageiros em trânsito.

A ViaQuatro também ampliará a quantidade de trens na Linha 4 para garantir um intervalo de 3 minutos após o fim do jogo. A CPTM deve fazer uma operação semelhante na Linha 9-Esmeralda, a partir da estação Pinheiros. Um esquema semelhante também será adotado em outras duas partidas no estádio do São Paulo Futebol Clube, nos dias 17 e 19 de junho.

Expresso Copa América

O outro estádio que faz parte da Copa América é a Arena Corinthians, que foi palco de seis jogos durante a Copa de 2014, incluindo a abertura e uma semifinal. Para facilitar o acesso ao estádio nos dias 22 e 28 de junho e 06 de julho, a CPTM disponibilizará o Expresso Copa América na Linha 11-Coral. Assim como há cinco anos, o serviço funcionará com partida da estação Luz numa viagem de 19 minutos até a estação Corinthians-Itaquera sem paradas intermediárias. Os trens partirão a cada 30 minutos da plataforma 5 com início do serviço 2 horas antes da partida.

Trem da Série 8500 da CPTM CPTM vai reeditar o Expresso da Copa com partidas diretas entre Luz e Corinthians-Itaquera a cada 30 minutos (CPTM)

Para quem preferir utilizar a Linha 3-Vermelha, o Metrô recomenda que os torcedores desçam na estação Artur Alvim e acessem o estádio pelo setor Oeste. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos recomenda a compra antecipada de bilhetes para evitar filas.

Greve parcial

O primeiro jogo da Copa América coincide com uma tentativa de greve geral no país e que afetava os serviços do Metrô nesta sexta-feira. Na rede metroferroviária de São Paulo, apenas as linhas 1, 2, 3 foram atingidas pela paralisação e tem operado parcialmente durante o dia em trechos menores. A CPTM e as linhas 4 e 5, operadas pela inciativa privada funcionam normalmente – a Linha 15 do monotrilho, no entanto, permaneceu fechada.

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

Airway