Abertas às pressas no sábado, 27, a estação São Paulo-Morumbi passa a levar a Linha 4-Amarela mais próxima da periferia da capital e da divisa com o município de Taboão da Serra – distante quase 4 km de lá. Embora não fosse a linha de trem mais “central” da cidade – título que cabe à Linha 2-Verde que na sua maior extensão fica a 6,5 km do marco zero – o ramal operado pela ViaQuatro percorria até então um trecho caracterizado por pólos geradores de emprego.
Até Butantã, então a estação mais afastada do centro (8 km), a Linha 4 tem mais um papel distribuidor do que pendular. A exceção é justamente Butantã que concentrava todo o fluxo de passageiros vindo da região e de outros municípios vizinhos graças ao seu terminal de ônibus. Com isso, nada menos que 80 mil pessoas utilizam essa estação diariamente, parte delas que deverá descer em São Paulo-Morumbi – 12 linhas devem ser deslocadas para lá.
Mas o terminal de ônibus da nova estação ficou para depois. Segundo o governo, ele será inaugurado em cerca de 45 dias, portanto, em dezembro. Com ele concluído, a previsão é que São Paulo-Morumbi movimente 26,5 mil pessoas por dia, assumindo provisoriamente um papel que foi pensado para ele inicialmente. Nos primeiros projetos do Metrô, a estação seria terminal da Linha 4, mas a supressão da estação Três Poderes fez o governo planejar uma nova estação, Vila Sônia, ao lado do pátio de manutenção.
Dotada de um terminal de ônibus construído por cima do pátio, a futura estação deverá ficar pronta em 18 meses, segundo a estimativa mais recente. Portanto, até meados de 2020 São Paulo-Morumbi servirá como terminal, distante pouco mais de 10 km do centro de São Paulo. Já sobre a futura ampliação até Taboão da Serra, que acrescentará duas novas estações à linha, nenhuma novidade afinal a decisão caberá ao novo governador João Dória, que assumirá em 1º de janeiro de 2019.
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Estação ampla
Além do papel social de levar um transporte de alta capacidade para uma região com mobilidade complicada, a nova estação também foi comemorada pela torcida do São Paulo Futebol Clube. O clube de futebol era o único da capital a não contar com uma estação de metrô ou trem próxima ao seu estádio. Agora, São Paulo-Morumbi assumirá uma função importante para os frequentadores do estádio do Morumbi, distante cerca de 1,5 km da linha. E o primeiro teste para os são-paulinos ocorrerá no próxima domingo, 4 de novembro. O governo e a ViaQuatro ampliarão o horário de funcionamento nesse dia, de 10h às 21h em vez de 15h para que a torcida possa usufruir da nova estação.
Os torcedores (e usuários comuns) que visitarem a nova estação encontrarão uma estrutura bastante ampla e não tão profunda quanto outras da linha. Com pouco menos de 28 metros de profundidade, São Paulo-Morumbi possui quatro pisos subterrâneos. Além da plataforma, há um mezanino metálico como em outras estações do ramal. De lá o passageiro caminha por um curto corredor lateral até o primeiro lance de escadas. Mais um piso intermediário e subimos até o andar onde se encontram a bilheteria, o túnel de ligação com o acesso secundário e a longa linha de bloqueios, necessária para dar conta do movimento vindo do terminal de ônibus.
Certamente será uma estação onde a ViaQuatro poderá instalar vários quiosques e lojas, mas que carece de uma iluminação natural maior. Apesar da enorme cobertura metálica, ainda incompleta, a luz do sol só chega ao interior pelo acesso principal e por uma pequena fresta no centro do terminal de ônibus e que está fechada por conta das obras. O acesso secundário, todo revestido de vidro no térreo, prevê uma futura ligação com a Linha 17-Ouro de monotrilho, mas que está suspensa no momento.
A viagem entre Butantã e São Paulo-Morumbi leva cerca de 2 minutos e 45 segundos e percorre 2,4 km, uma das maiores distâncias entre estações do Metrô de São Paulo – tudo por culpa da ausência da estação Três Poderes. Os usuários que desembarcarem de ônibus no corredor da avenida Francisco Morato precisarão que a CET altere o tempo de abertura do semáforo de pedestres, hoje extremamente favorável aos carros. Além do terminal e do estádio do Morumbi nas proximidades, a estação também dará acesso ao Shopping Butantã, do outro lado da avenida Jacobe Salvador Zveibil.
O horário de operação reduzida das 10 às 15 horas deve durar pelo menos 15 dias quando possivelmente a ViaQuatro já passe a abrir a nova estação em horário pleno. Com mais essa inauguração, a rede metroferrroviária soma 19 estações abertas em 2018, maior expansão de sua história. São cerca de 370 km de trilhos, contando a CPTM (273 km) e Metrô/ViaQuatro/ViaMobilidade (96 km).
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Acho que esta linha também poderia ser estendida após a Luz, construindo uma estação no Pari, que foi até estudada, e também até os bairro Vila Guilherme e Vila Maria, ambos populosos e sem conexão metrô-ferroviária.
Vale lembrar que mesmo depois de concluída a extensão até a Vila Sônia ela ainda será a linha mais curta de todas.
Esse projeto de seguir até o Pari e Vila Maria hoje faz parte da Linha 19 Celeste
Verdade, e tomara que essa Linha Celeste saía de fato do papel.
Ricardo, você sabe se há previsão para portas de plataforma nas linhas 1 e 2?
Oi Enricco, tudo bem? Sim, elas terão nos próximos anos. A Linha 1 terá portas em todas as estações, já a Linha 2 em quase todas. Há uma licitação aberta para isso. Veja detalhes: https://www.metrocptm.com.br/metro-apresenta-projeto-de-instalacao-de-portas-de-plataforma-nas-linhas-1-2-e-3/
Apenas atualizando, o metrô São paulo morumbi estará aberto das 10 hs às 21 hs no dia 04/11 devido ao jogo no morumbi….
Obrigado pelo alerta, Valdecir. Não faria muito sentido mesmo a estação fechar às 19h se o jogo começa às 17h. Muita gente não conseguiria chegar até ela antes desse horário.
RiCardo, bom dia: Tem informação da Prefeitura se em cada inauguração de uma nova Estação há diminuição, extinção, de alguma linha de Ônibus? Acredito que com o acréscimo da extensão de transportes sobre trilho a circulação de veiculos movido a diesel deve diminuir.
Irei utilizar muito, ao longo de muitos anos essa nova estação. Sera a mais próxima da região do Rio Pequeno. E no futuro irei morar em Caucaia do Alto, também sera a única opção de metro. Já que a linha 22 deve demorar no minimo uns 100 anos para sair do papel e depois mais uns 20 anos para terminarem a obra. Agora é aguardar o calvário das linhas de ônibus irem ate essa nova estação. A única certeza para o futuro é uma rodovia raposo tavares extremamente congestionada praticamente 24 horas por dia. Sem outra opção de caminho. Para piorar já foram aprovados mais empreendimentos na região, como o reserva raposo com mais 60 mil famílias na região. Esperemos um milagre.