Metrô fará levantamento de imóveis passíveis de desapropriação para a Linha 20-Rosa

O trajeto da Linha 20-Rosa (STM)
O trajeto da Linha 20-Rosa (STM)

O Metrô de São Paulo deu mais um passo para definir o traçado da Linha 20-Rosa no trecho dentro da capital paulista. A companhia lançou uma licitação para a elaboração de um laudo macro de avaliação de áreas para implantação de 14 estações e um pátio entre a região de Santa Marina e a Avenida Prof. Abraão de Morais.

O serviço consiste basicamente em levantar dados de ao menos 12 imóveis no entorno dessas estações e do chamado “Pátio Norte”, que pode ocupar uma área de galpões ao lado da estação Santa Marina. A empresa a ser contratada terá de fornecer um laudo que contenha informações como valores por metro quadrado dos imóveis, a natureza ocupacional, zoneamento, idade da construção e estado de conservação, área construída e área de terreno entre outros.

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A sessão de entrega de propostas está marcada para 2 de março e a empresa que vencer a licitação terá seis meses para entregar o laudo.

Veja abaixo quais são as estações previstas no escopo e onde o Metrô considera a área mais provável para que elas sejam implantadas:

  • Estação Santa Marina e Pátio Norte – Confluência das Avenidas Santa Marina e Ermano Marchetti (Distrito Lapa);
  • Estação Lapa – Confluência entre a Rua William Speers e Rua Dom Romeu Alberti (Distrito Lapa);
  • Estação Vila Romano – Confluência entre a Rua Tito e Rua Francisco Alves (Distrito Lapa);
  • Estação Girassol – Confluência entre a Rua Purpurina e Rua Girassol (Distrito Pinheiros);
  • Estação Teodoro Sampaio – Confluência entre a Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto e Rua Teodoro Sampaio (Distrito Pinheiros);
  • Estação Fradique Coutinho – Confluência entre a Av. Rebouças e a Rua Auriflama (Distrito Pinheiros);
  • Estação Tabapuã – Confluência entre a Rua Tabapuã e Av. Brigadeiro Faria Lima (Distrito Itaim Bibi);
  • Estação Jesuíno Cardoso – Confluência entre a Rua Min. Jesuíno Cardoso e Av. Brigadeiro Faria Lima (Distrito Itaim Bibi);
  • Estação Hélio Pellegrino – Confluência entre a Av. Hélio Pellegrino e a Av. Santo Amaro (Distrito Moema);
  • Estação Moema – Confluência entre a Av. Ibirapuera e Praça do Pombo (Distrito Moema);
  • Estação Rubem Berta – Confluência entre a Av. Moreira Guimarães e a Av. Ceci (Distrito Saúde);
  • Estação Indianópolis – Confluência entre a Av. Indianópolis e a Alameda dos Piratinins (Distrito Saúde);
  • Estação Saúde – Confluência entre a Av. Jabaquara e Rua Décio (Distrito Saúde); e
  • Estação Abrãao de Morais – Confluência entre a Av. Prof. Abraão de Morais e a Rua das Mangueiras (Distrito Cursino).

Apenas a futura estação Cerro Corá não consta do edital porque já está prevista em outro processo, em que o Metrô fará a implantação da extensão da Linha 2-Verde até esse ponto.

Traçado que evita trecho importante da Avenida Faria Lima

A nova licitação reforça a impressão que o Metrô desistiu de fato de levar a Linha 20-Rosa por todo eixo da Avenida Faria Lima, como era antes previsto. Em vez disso, o ramal sairá da região próximo à Avenida 9 de Julho, seguindo pelo subsolo do Jardim Paulistano, onde não haverá qualquer estação. A próxima parada será na ligação com a Linha 4-Amarela em Fradique Coutinho.

Possível localização do Pátio Norte da Linha 20

Embora nada impeça o Metrô de publicar outra licitação em que fará o levantamento do trecho da Linha 20 entre o sul da capital e a região do ABC Paulista, a prioridade dada ao trajeto entre Santa Marina e Abraão de Morais segue em linha com estudos anteriores que consideram essa etapa mais viável.

A razão seria o maior carregamento dos trens, cuja demanda é apontada como mais elevada do que a extensão até Santo André. Apesar disso, tanto o governo anterior quanto a atual gestão têm dito que levar o metrô ao ABC é uma “prioridade”.

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