A Linha 19-Celeste é o projeto prioritário do Metrô para os próximos anos. Ao menos é o que diz um convênio assinado pela companhia e a Prefeitura de Guarulhos na sexta-feira, 8 de dezembro.
O documento, que visa unir esforços para facilitar a implantação do ramal, diz claramente que a Linha 19 terá prioridade em relação a “outras propostas de expansão”.
“… A Linha 19-Celeste será adicionada 4 rede e, portanto, priorizada em relação a outras propostas de expansão, com operação do trecho Guarulhos (Bosque Maia) Anhangabaú neste mesmo horizonte (2029)“, diz um trecho do texto.
Como se lê, o Metrô trabalha com o ano de 2029 para colocar em operação o ramal de 17,6 km de extensão e 15 estações, o que é uma meta bastante ousada. A Linha 19 sairá da região central de Guarulhos e na primeira fase chegará até a conexão com a Linha 3-Vermelha, passando antes pelas linhas 10-Turquesa, 12-Safira, 13-Jade e 1-Azul.
A demanda esperada é de 677 mil passageiros por dia útil, um pouco mais do que o previsto para a Linha 6-Laranja, que também possui 15 estações, mas extensão um pouco menor.

O convênio também confirma informações já comentadas pelo Metrô anteriormente, como o papel de eixo radial para “viagens predominantemente pendulares“. Além disso, a empresa voltou a colocar a Linha 19 como uma condição necessária para que a Linha 2-Verde chegue à Guarulhos.
“A Linha 19-Celeste cria condição mais favorável à extensão da Linha 2-Verde na direção de Guarulhos, uma vez que absorve a maior parte do fluxo oriundo deste município, permitindo, uma vez que a Linha 2 atinja a Estação Dutra, a melhoria da conectividade da rede“, explica o texto.
Compromisso
As gestões estaduais têm prometido concluir a expandão da Linha 2 até a estação Dutra, mas o projeto até agora não foi retomado. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou semanas atrás que havia dado sinal verde para a execução do projeto executivo do trecho, com cinco estações e um pátio.
A preferência do Metrô pela Linha 19-Celeste faz todo sentido: o projeto está bem mais adiantado, com vários estudos concluídos em vias de serem entregues. Já há o mapeamento de quase todas as desapropriações e, portanto, seria possível preparar um edital de licitação para obras ou então concessão para a iniciativa privada.

Porém, a atual gestão não tem sido clara sobre suas prioridades. Em alguns momentos, falou-se em focar na Linha 20-Rosa, projeto enorme e caro que ligará a região da Lapa a Santo André, no ABC Paulista. Porém, sua dimensão torna a modelagem bastante complexa, além de que, pelo lado técnico, a região do ABC não seria prioritária, contrariando a promessa de Tarcísio de levar o metrô para lá o quanto antes.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O convênio, embora seja um tipo de compromisso do governo estadual, é focado em ampliar a colaboração com a Prefeitura de Guarulhos, no que diz respeito à “obras associadas de adequação viária, reurbanização, paisagismo e demais serviços necessários à implantação da Linha 19-Celeste”.
Espera-se que para contar com a ajuda do munícípio, o governo esteja sendo honesto com suas promessas.