Metrô inicia concretagem da laje de fundo do VSE Falchi Gianini

Poço é um ponto estratégico da extensão e ponto de saída do tatuzão em sua primeira etapa de escavação
VSE Falchi Gianini (CMSP/Silvani Pereira)

O Metrô de São Paulo concluiu no sábado, 9, a primeira etapa da concretagem da laje de fundo do VSE Falchi Gianini. O procedimento faz parte das obras de expansão da Linha 2-Verde até a estação Penha.

O VSE é a sigla para o poço de Ventilação e Saída de Emergência. Estes são pontos estratégicos dispostos ao longo das linhas e que auxiliam em funções importantes para a operação ou em casos de anormalidades.

O poço Falchi Gianini se localiza entre a estação Vila Prudente e a futura estação Orfanato. Neste ponto será realizada a escavação dos túneis que ligarão o trecho atualmente operacional ao novo tramo da Linha 2-Verde através do método NATM, conhecido como “túnel mineiro”.

Procedimento de concretagem (CMSP/Silvani Pereira)

Será também neste ponto onde ocorrerá a chegada do tatuzão, a máquina que é responsável por escavar os túneis e instalar os anéis de concreto. Ele deverá partir do Complexo Rapadura e realizar a primeira etapa de escavação em direção ao sul. 

O VSE possui 32 metros de diâmetro e 50 metros de profundidade. Para a realização da primeira etapa da concretagem da laje de fundo foram necessárias 15 horas. Neste período o poço recebeu mais de 2 mil m³ de concreto. 

Segundo o presidente do Metrô, Silvani Pereira, a segunda e última etapa da concretagem do poço está prevista para o dia 30 de abril. O site esteve presente na concretagem do poço da estação Vila Formosa e trouxe com detalhes como funciona todo o procedimento.

Total
29
Shares
Previous Post

CPTM contratará empresa para reduzir o vão na plataforma 9 da estação Palmeiras-Barra Funda

Next Post

AEEFSJ promoverá concurso fotográfico com tema “Ferrovias Brasileiras”

Related Posts