Metrô irá adquirir novo sistema de supervisão de equipamentos

Novo sistema de supervisão ficará alocado no CCO (Jean Carlos)
Novo sistema de supervisão ficará alocado no CCO (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo publicou recentemente uma nova licitação para a substituição de seu sistema de supervisão por um modelo mais moderno e que possa atender às atuais necessidades da companhia.

O software tipo SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) é responsável por controlar e obter dados dos diversos sistemas que operam no Metrô de São Paulo. O modelo atual foi fornecido pela Alstom (Prodix) no final da década de 90 e está em operação no CCO desde então.

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Segundo a minuta do contrato, o escopo da licitação envolve o fornecimento de licença de software de supervisão, projeto executivo, desenvolvimento das aplicações de monitoramento, supervisão e simuladores de treinamento.

O sistema deverá ser implantado, em primeiro plano, no Centro de Controle Operacional do Metrô e, posteriormente, nos SCL (Sistema de Controle Local) localizado nas estações das Linha 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Supervisão do sistema de energia (Jean Carlos)
Supervisão do sistema de energia (Jean Carlos)

Em suma, a empresa deverá executar as seguintes tarefas:

  • Documentação Técnica (Projeto Executivo)
  • Armazenagem, embalagem e transporte
  • Montagem, Instalação e desmontagem
  • Inspeção e testes
  • Suporte e assistência técnica
  • Verificação de conformidade (As Built)
  • Avaliação do desempenho de sistemas

Segundo o Metrô, “a proposta é melhorar a experiência dos Operadores da Sala de Controle de forma a otimizar seu desempenho e assim a experiência dos passageiros do METRÔ. O resultado será um novo sistema de controle contemporânea, escalável, seguro, assertivo, humano e flexível”

O escopo de monitoramento engloba o sistema de energia, o sistema de equipamentos auxiliares, sistema de telecomunicações, sistema de controle de trens e telas de diagnóstico. Observe a relação na lista abaixo:

Sistemas de Energia

  • Sistema de baixa tensão
  • Sistema de média tensão (22kV)
  • Subestações primárias
  • Sistema de tração elétrica (750Vcc)
  • Sistema de terceiro trilho
  • Grupo Gerador Diesel (GGD)
  • No-break (UPS)

Sistema de equipamentos auxiliares

  • Linha de bloqueio
  • Bloqueios
  • Ar condicionado
  • Sistema Bombas (consumo, incêndio, infiltração e água pluviais, esgoto) e controladores de níveis
  • Combate de incêndio (extinção automática de incêndio)
  • Detecção de incêndio
  • Elevador
  • Escada rolante
  • Iluminação e tomadas
  • Portas de plataforma
  • Sinalização de rotas de fuga (retroiluminada)
  • Ventilação principal (túnel)
  • Ventilação de salas técnicas e operacionais
  • Máquina de lavar trens
  • Sistema de controle de Pessoas Com Deficiência (PCD).

Sistema de Telecomunicações

  • Sistema multimídia (SMM)
  • Sistema de controle de acesso (SCA)
  • Sistema de controle de arrecadação de passageiros (SCAP/Arrecadação)
  • Sistema de monitoração eletrônica (SME).

Sistema de controle de trens

  • Interface com o sistema de supervisão automática de trens – Automatic Train Supervision (ATS) -, informando os estados dos tramos de alimentação elétrica
Sistema de sinalização e energia (Jean Carlos)
Sistema de sinalização e energia (Jean Carlos)

O contrato deverá ter duração de 42 meses, sendo que a execução do objeto contratual deverá durar 32 meses a partir da emissão da primeira ordem de serviço. O processamento da licitação ocorrerá no dia 13 de julho.

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