O Metrô de São Paulo publicou uma nova licitação no Diário Oficial nesta sexta-feira, 9, que prevê a ampliação do Pátio Tamanduateí, que fica localizado próximo à estação do mesmo nome.
Embora os detalhes do edital só serão conhecidos na próxima segunda-feira, 12 de dezembro, a obra é motivada pela expansão da Linha 2-Verde até a Penha. A implantação de oito estações está ocorrendo desde 2020 e tem previsão de entrega em 2026.
A extensão do ramal inclui também outras cinco estações, duas delas em Guarulhos, porém, essa etapa está congelada enquanto as desapropriações acabam de ser publicadas. A segunda fase também prevê a construção do Pátio Paulo Freire, perto da Marginal Tietê, ou seja, ele só será entregue depois que os trens da Linha 2 já estiverem circulando até a futura estação Penha.
O Metrô decidir ampliar ligeiramente o Pátio Tamanduateí, que possui dimensões mais modestas se comparado aos pátios Jabaquara (Linha 1-Azul) e Itaquera (Linha 3-Vermelha). Por conta disso, parte dos serviços de manutenção dos trens da Linha 2 acabam sendo feitos nesses dois últimos.

A extensão da Linha 2 prevê estacionamentos de trem nos poços Falchi Gianini e Rapadura, mas a companhia precisa de mais espaço para comportar os 22 novos trens previstos para reforçar a operação no ramal. Por isso duas novas posições de parada de trens serão construídas em Tamanduateí.
O principal local de estacionamento será o Complexo Rapadura, localizado entre as estações Vila Formosa e Santa Isabel e que inicialmente servirá para a partida e chegada do tatuzão. Quando for finalizada, no entanto, a área subterrânea terá capacidade para receber oito trens.
Outro estacionamento, Orfanato, entre o poço VSE Falchi Gianini e a estação Orfanato, será capaz de comportar seis composições. Ambos estão posicionados em pontos estratégicos do ramal para inserção de trens em caso de maior demanda.