O Metrô de São Paulo deverá adquirir um conjunto de itens para divulgação interna e externa da imagem da empresa. As “lembrancinhas” deverão ter custo total de R$ 622 mil, segundo consta no documento licitatório.
Alguns itens são simples aquisições como lápis, canetas, chaveiros e sacolas do tipo “eco-bag” que podem ser reutilizadas.
Entre os itens há também produtos de valor mais significativo como mochilas executivas e power banks cujo preço chega a mais de R$ 100 por unidade.
Os três itens de maior peso no orçamento são:
- 10 mil mochilas saco de nylon: Valor total R$ 90,3 mil
- 10 mil blocos de notas personalizados: Valor total 70,9 mil
- 1 mil canecas térmicas de metal: Valor total de R$ 64,7 mil
Posição do Metrô
Embora ações de marketing sejam comuns em empresas privadas e públicas, a licitação chama a atenção em virtude da crise financeira do Metrô, que tem registrado déficits vultosos em quase todos os meses.
A empresa também tem lançado ações para tornar-se mais eficiente, entre redução de custos em algumas áreas, venda de ativos e até mesmo diminuindo o funcionamento de bilheterias.
O site pediu o posicionamento do Metrô de São Paulo sobre esta licitação. A companhia afirma que, apesar do orçamento, os produtos serão fornecidos sob demanda.
Os itens que serão utilizados deverão ser empregados nas ações de relacionamento como visitas ao CCO, obras e dependências da empresa. Ações de endomarketing (internas) também deverão ser contempladas com os itens.

Veja a nota na íntegra:
“A contratação em questão é na modalidade Ata de Registro de Preço, que homologa um fornecedor e seus produtos para o fornecimento apenas sob demanda. Não necessariamente os produtos serão encomendados ou todo o orçamento utilizado.
Os produtos serão utilizados nas diversas ações de relacionamento que a empresa faz, seja nos programas de visitas abertos à escolas e a toda população no Centro de Controle Operacional (CCO), nas obras ou outras dependências da Companhia, que são realizadas culturalmente desde o início de operação da empresa.
Os itens também poderão ser utilizados em ações de endomarketing, estimulando o engajamento interno dos colaboradores da Companhia, como é feito em diversas grandes empresas.
Por fim, parte dos produtos também serão utilizados em eventos que promovam o intercâmbio e a troca de conhecimento e boas práticas entre empresas e instituições do setor metroferroviário, tais como, visitas representativas de colaboradores do Metrô que participam de congressos e reuniões ou na recepção de representantes de organizações do setor nas dependências da Companhia Metrô.”