A Linha 20-Rosa teve mais duas licitações lançadas pelo Metrô de São Paulo nesta sexta-feira, 20, envolvendo atividades relacionadas a estudos para preparação do projeto básico.
A primeira delas envolve o mapeamento e cadastramento de redes de utilidade públicas em áreas que poderão ser implantados os pátios de estacionamento e manutenção do ramal.
Atualmente, a companhia prevê dois pátios para esse fim, um próximo à estação Santa Marina e a outra em um terreno que pertenceu à Rhodia, em Santo André, e que fica ao lado das vias da CPTM.
A segunda licitação é mais ampla e tem foco nas investigações geotécnicas, sondagens e ensaios no subsolo para subsidiar a produção do projeto básico da Linha 20.

Neste caso, o trecho compreende todo o trajeto previsto pelo ramal, entre a região da Lapa e o ABC Paulista.
Os dois certames terão suas sessões públicas de entregas de propostas realizadas em 28 de novembro, um às 10h e o outro às 14h.
Linha 20 começando pelo ABC
Embora seja o Metrô que leve à frente os principais estudos e projetos da Linha 20-Rosa, o ramal será uma concessão oferecida à iniciativa privada.
Por enquanto não há um cronograma claro sobre o lançamento do edital de construção e operação já que a atual gestão ainda avalia quando e como lançará esse projeto.

Há a Linha 19-Celeste e 16-Violeta concorrendo pela prioridade de serem oferecidas ao mercado e isso deverá ser decidido em 2025.
O que parece cada vez mais claro é que o governo Tarcísio de Freitas pretende priorizar o “trecho secundário” da Linha 20, entre Santo André e Saúde, para cumprir uma promessa eleitoral.
Com menor demanda e ponto de conexões, o trajeto é menos atrativo para a iniciativa privada se comparado ao trecho tecnicamente prioritário, entre Santa Marina e Saúde, com nada menos que sete possíveis conexões.