Metrô operou com CBTC na Linha 1-Azul em dias úteis na semana passada

Canal no Youtube flagrou trens em operação comercial com o novo sistema de sinalização que substituirá o ATC
Trem I18, que só opera por CBTC, foi visto na Linha 1-Azul em dias úteis (Jean Carlos)

Sem alarde, o Metrô de São Paulo operou a Linha 1-Azul desde o dia 7 de setembro até este domingo, 11, com o sistema CBTC de controle de trens. É o que mostra o canal Trilhos que Movem SP, que registrou as composições em circulação na semana passada com a nova sinalização, incluindo um trem da Frota I (I18), que só é equipado com o novo sistema.

O Metrô e a Alstom, fornecedora do sistema, têm utilizado o CBTC aos fins de semana, quando há menos movimento no ramal, mas essa mudança foi anunciada com antecedência. Desta vez, a operação em dias úteis não foi comunicada pela companhia – o site questionou o Metrô mas não havia obtido uma resposta ou confirmação sobre o assunto até esta segunda-feira.

A implantação do CBTC na Linha 1-Azul tem sido veloz se comparada ao processo da Linha 2-Verde. Porém, alguns problemas têm sido comuns como alinhamento de trens, aberturas de portas inesperadas, paradas longas e filas de composições, parte dos ajustes necessários para que o Metrô substitua em definitivo o antigo sistema ATC, que é usado desde a inauguração do ramal, em 1974.

O CBTC (sigla para Controle de Trens Baseado em Comunicação) permite uma operação mais precisa e até com intervalos menores já que os trens podem circular mais próximos uns dos outros.

A presença da composição I18, da Frota I, que operava até então na Linha 2, é registrada no vídeo do canal. Após a entrega do sistema de sinalização na Linha 1, a Alstom passará a focar apenas na Linha 3-Vermelha, a última a receber o CBTC.

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