Obras da estação de metrô mais profunda do Brasil avançam rapidamente

Estação Higienópolis-Mackenzie, da Linha 6-Laranja, possui dois poços sendo escavados no canteiro ao lado da Rua da Consolação
O acesso principal de Higienópolis-Mackenzie (iTechdrones)

Em julho, mostramos que as escavações do poço principal da futura estação Higienópolis-Mackenzie, da Linha 6-Laranja, já haviam começado. Dois meses depois, a evolução da obra é bastante nítida: a profundidade do acesso já mais do que dobrou nesse período.

Uma das 15 estações previstas no projeto inicial da Linha 6, Higienópolis-Mackenzie será especial: trata-se da estação de Metrô mais profunda do Brasil – para alguns até mesmo da América Latina. Serão quase 70 metros abaixo da superfície, profundidade necessária para que o ramal passe a uma distância segura da Linha 4-Amarela que a cruzará na direção perpendicular.

Apesar da ligação prevista, o Metrô decidiu estabelecer o trajeto da Linha 6 a cerca de 300 metros da localização da estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4. Isso exigirá uma bela caminhada para os passageiros realizarem uma baldeação.

Da superfície até as plataformas, o passageiro da Linha 6 descerá quase 70 metros

As imagens do canal iTechdrones, parceiro do site, mostram um segundo poço, de diâmetro menor, e que já atingiu uma cota ainda mais inferior. Trata-se do poço de ataque necessário para construir o túnel de ligação entre as duas estações de mesmo nome (informação confirmada pela Acciona).

 

A estação mais profunda do país não será apenas um “buraco” de 69 metros. Como mostra o infográfico, parte da sua área abaixo da superfície foi aberta para abrigar bloqueios e salas técnicas. Trata-se de um desenho que lembra a estação São Paulo-Morumbi, mas numa escala maior.

Se por um lado o canteiro principal da parada mostra bastante avanço, o acesso secundário, do outro lado da Rua da Consolação, apenas recentemente começou a receber atividades. A Linha 6-Laranja, com 15,3 km e demanda para 630 mil passageiros diários, deve ser entregue no final de 2025.

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