Metrô prevê investimento recorde de R$ 5,6 bilhões em expansão em 2023

Apenas a extensão da Linha 2-Verde até Penha deve consumir R$ 2,7 bilhões, mas companhia não tem conseguido cumprir o planejamento em anos anteriores

Tuneladora da Linha 2-Verde: obras de expansão do ramal lideram investimentos do Metrô (CML2)

O Metrô de São Paulo estabeleceu uma meta ousada de investimentos em expansão e modernização de suas linhas. A companhia pretende concluir 2023 empregando nada menos que R$ 5,64 bilhões em projetos como as linhas 2-Verde, 15-Prata e 17-Ouro, além de modernização dos ramais mais antigos como as linhas 1-Azul e 3-Vermelha.

Trata-se de uma previsão 60% mais alta que a feita para 2022, quando o Metrô havia programado investir R$ 3,5 bilhões na expansão do sistema, valor bem superior ao de anos anteriores, quando a meta girava em torno de R$ 2 bilhões.

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Mas apesar do plano ambicioso, a realidade tem sido dura com a companhia. Em geral, o executado tem ficado pouco acima de metade do previsto, como no ano passado, quando foram empregados 2,1 bilhões nas obras e projetos, ou 60% do estipulado há um ano.

Ano Previsto Realizado
2023 R$ 5,6 bilhões R$ 334 milhões*
2022 R$ 3,5 bilhões R$ 2,1 bilhões
2021 R$ 2,7 bilhões R$ 1,53 bilhão
2020 R$ 2 bilhões R$ 1 bilhão
2019 R$ 2,1 bilhões R$ 1,2 bilhão

*  Até janeiro

Em 2022, a “culpada” foi conhecida, a Linha 17-Ouro, monotrilho que ligará o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda em sua fase “prioritária”. Fruto de erros de planejamento e com diversos problemas com contratados, o ramal está aquém do cronograma há anos e isso se reflete nas metas frustradas ano após ano.

Estação Aeroporto de Congonhas (Jean Carlos)

Linha 2-Verde com quase metade dos recursos

Em 2023, a situação da Linha 17 pode se repetir. O Metrô prevê investir quase R$ 1,1 bilhão no projeto, mas o gasto realizado em janeiro já demonstra que essa meta será complicada: apenas R$ 48 milhões foram de fato usados, ou 4% do previsto.

Já a extensão da Linha 2-Verde até Penha continua a ser de longe o principal projeto de expansão da companhia. Com oito estações, o novo trecho deve receber R$ 2,7 bilhões, dos quais R$ 223 milhões (8%) já foram repassados em janeiro.

Outro projeto relevante é a expansão da Linha 15-Prata, com previsão de investimento de R$ 492 milhões. A Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos ao centro da capital, pretende utilizar R$ 252 milhões no avanço dos estudos e projetos para sua implantação, ainda pendente de uma licitação de obras civis.

Outros quase R$ 300 milhões farão parte dos demais projetos de expansão, como as linhas 16-Violeta, 20-Rosa e 22-Marrom. O Metrô pretende aplicar ainda R$ 543 milhões na modernização das linhas 1, 2 e 3, incluindo as portas de plataforma e o sistema de controle CBTC.

Portas de plataforma na estação Barra Funda (Jean Carlos)
Expansão Previsto 2023 Realizado até janeiro Porcentagem
Linha 2-Verde – Expansão ( Vila Prudente – Dutra) R$ 2.737.547.000,00 R$ 223.106.000,00 8,1%
Linha 4-Amarela – Fase Ii (Vila Sônia – Luz) R$ 118.435.000,00 R$ 953.000,00 0,8%
Linha 5-Lilás – (Largo 13 – Chácara Klabin) R$ 121.971.000,00 R$ 3.289.000,00 2,7%
Linha 15-Prata – (Ipiranga – Cidade Tiradentes) R$ 491.682.000,00 R$ 33.856.000,00 6,9%
Linha 17-Ouro – ( Jabaquara – São Paulo – Morumbi) R$ 1.078.371.000,00 R$ 47.538.000,00 4,4%
Linha 19-Celeste – ( Trecho Praça Bandeira – Guarulhos) R$ 252.015.000,00 R$ 7.516.000,00 3,0%
Elaboração De Projetos Para Expansão Da Rede Metroviária R$ 298.067.000,00 R$ 3.253.000,00 1,1%
Modernização Previsto 2023 Realizado até janeiro Porcentagem
Linha 1 – Azul R$ 24.698.000,00 R$ 557.000,00 2,3%
Linha 2 – Verde R$ 14.290.000,00 R$ 73.000,00 0,5%
Linha 3 – Vermelha R$ 54.187.000,00 R$ 5.837.000,00 10,8%
Operação Das Linhas Metroviárias R$ 325.404.000,00 R$ 7.849.000,00 2,4%
Portas De Plataforma R$ 124.745.000,00 R$ –
Total R$ 5.641.412.000,00 R$ 333.827.000,00 5,9%

* Fonte: Metrô

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Giovanne
Giovanne
2 anos atrás

Nossa, ainda tem pendência na questão da Linha 5 e da Lihha 4? O que é de tão volumoso que represente quase 250 milhões do Orçamento do Metrô? Acho que a única certeza é a linha 17…que não vai gastar tudo isso por conta da situação da construcao.

Leonardo Formaggi
Leonardo Formaggi
2 anos atrás
Responder para  Giovanne

Pensei exatamente a mesma coisa! Linhas 4 e 5 ainda consomem muita grana!

R
R
2 anos atrás

Ou seja, tem dinheiro, mas não consegue usar. Motivo? Excesso de burrocracias que um Estado inchado causa, fora o judiciário com suas paralisações se metendo onde não deve

Lucas
Lucas
2 anos atrás

O que ainda tem pra ser feitos nas Linhas 4 e 5?

Ricardo Sergio Corbetta
Ricardo Sergio Corbetta
2 anos atrás

A maior máquina administrativa de se perder dinheiro no planeta: menor de São Paulo.

Roberto
Roberto
2 anos atrás

Vocês poderiam fazer um texto informando sobre os problemas da linha 17 Ouro, mencionados acima.

Zekinha
Zekinha
2 anos atrás

Esses valores da L4 e L5 são os pagamentos dos financiamentos, as obras acabaram, mas ficaram os boletos pra serem quitados.