Metrô prevê investimento recorde de R$ 5,6 bilhões em expansão em 2023

Apenas a extensão da Linha 2-Verde até Penha deve consumir R$ 2,7 bilhões, mas companhia não tem conseguido cumprir o planejamento em anos anteriores
Tuneladora da Linha 2-Verde: obras de expansão do ramal lideram investimentos do Metrô (CML2)

O Metrô de São Paulo estabeleceu uma meta ousada de investimentos em expansão e modernização de suas linhas. A companhia pretende concluir 2023 empregando nada menos que R$ 5,64 bilhões em projetos como as linhas 2-Verde, 15-Prata e 17-Ouro, além de modernização dos ramais mais antigos como as linhas 1-Azul e 3-Vermelha.

Trata-se de uma previsão 60% mais alta que a feita para 2022, quando o Metrô havia programado investir R$ 3,5 bilhões na expansão do sistema, valor bem superior ao de anos anteriores, quando a meta girava em torno de R$ 2 bilhões.

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Mas apesar do plano ambicioso, a realidade tem sido dura com a companhia. Em geral, o executado tem ficado pouco acima de metade do previsto, como no ano passado, quando foram empregados 2,1 bilhões nas obras e projetos, ou 60% do estipulado há um ano.

Ano Previsto Realizado
2023 R$ 5,6 bilhões R$ 334 milhões*
2022 R$ 3,5 bilhões R$ 2,1 bilhões
2021 R$ 2,7 bilhões R$ 1,53 bilhão
2020 R$ 2 bilhões R$ 1 bilhão
2019 R$ 2,1 bilhões R$ 1,2 bilhão

*  Até janeiro

Em 2022, a “culpada” foi conhecida, a Linha 17-Ouro, monotrilho que ligará o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda em sua fase “prioritária”. Fruto de erros de planejamento e com diversos problemas com contratados, o ramal está aquém do cronograma há anos e isso se reflete nas metas frustradas ano após ano.

Estação Aeroporto de Congonhas (Jean Carlos)

Linha 2-Verde com quase metade dos recursos

Em 2023, a situação da Linha 17 pode se repetir. O Metrô prevê investir quase R$ 1,1 bilhão no projeto, mas o gasto realizado em janeiro já demonstra que essa meta será complicada: apenas R$ 48 milhões foram de fato usados, ou 4% do previsto.

Já a extensão da Linha 2-Verde até Penha continua a ser de longe o principal projeto de expansão da companhia. Com oito estações, o novo trecho deve receber R$ 2,7 bilhões, dos quais R$ 223 milhões (8%) já foram repassados em janeiro.

Outro projeto relevante é a expansão da Linha 15-Prata, com previsão de investimento de R$ 492 milhões. A Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos ao centro da capital, pretende utilizar R$ 252 milhões no avanço dos estudos e projetos para sua implantação, ainda pendente de uma licitação de obras civis.

Outros quase R$ 300 milhões farão parte dos demais projetos de expansão, como as linhas 16-Violeta, 20-Rosa e 22-Marrom. O Metrô pretende aplicar ainda R$ 543 milhões na modernização das linhas 1, 2 e 3, incluindo as portas de plataforma e o sistema de controle CBTC.

Portas de plataforma na estação Barra Funda (Jean Carlos)
Expansão Previsto 2023 Realizado até janeiro Porcentagem
Linha 2-Verde – Expansão ( Vila Prudente – Dutra) R$ 2.737.547.000,00 R$ 223.106.000,00 8,1%
Linha 4-Amarela – Fase Ii (Vila Sônia – Luz) R$ 118.435.000,00 R$ 953.000,00 0,8%
Linha 5-Lilás – (Largo 13 – Chácara Klabin) R$ 121.971.000,00 R$ 3.289.000,00 2,7%
Linha 15-Prata – (Ipiranga – Cidade Tiradentes) R$ 491.682.000,00 R$ 33.856.000,00 6,9%
Linha 17-Ouro – ( Jabaquara – São Paulo – Morumbi) R$ 1.078.371.000,00 R$ 47.538.000,00 4,4%
Linha 19-Celeste – ( Trecho Praça Bandeira – Guarulhos) R$ 252.015.000,00 R$ 7.516.000,00 3,0%
Elaboração De Projetos Para Expansão Da Rede Metroviária R$ 298.067.000,00 R$ 3.253.000,00 1,1%
Modernização Previsto 2023 Realizado até janeiro Porcentagem
Linha 1 – Azul R$ 24.698.000,00 R$ 557.000,00 2,3%
Linha 2 – Verde R$ 14.290.000,00 R$ 73.000,00 0,5%
Linha 3 – Vermelha R$ 54.187.000,00 R$ 5.837.000,00 10,8%
Operação Das Linhas Metroviárias R$ 325.404.000,00 R$ 7.849.000,00 2,4%
Portas De Plataforma R$ 124.745.000,00 R$ –
Total R$ 5.641.412.000,00 R$ 333.827.000,00 5,9%

* Fonte: Metrô

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7 comments
  1. Nossa, ainda tem pendência na questão da Linha 5 e da Lihha 4? O que é de tão volumoso que represente quase 250 milhões do Orçamento do Metrô? Acho que a única certeza é a linha 17…que não vai gastar tudo isso por conta da situação da construcao.

  2. Ou seja, tem dinheiro, mas não consegue usar. Motivo? Excesso de burrocracias que um Estado inchado causa, fora o judiciário com suas paralisações se metendo onde não deve

  3. Esses valores da L4 e L5 são os pagamentos dos financiamentos, as obras acabaram, mas ficaram os boletos pra serem quitados.

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