Metrô prorroga contrato de ampliação da estação Vila Prudente em 10 meses

Serviços contemplam ampliação da transferência com a Linha 15-Prata e acréscimo de escadas fixas e rolantes nas plataformas da Linha 2-Verde
Obras de expansão da estação Vila Prudente (Jean Carlos)
Obras de expansão da estação Vila Prudente (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo assinou na sexta-feira (04) o terceiro termo aditivo para as obras de ampliação da estação Vila Prudente da Linha 2-Verde e a ampliação da integração com a Linha 15-Prata.

As melhorias previstas contemplam ampliação das estruturas da Linha 2-Verde, incluindo a construção de novas escadas fixas e rolantes para melhoria do fluxo, prevendo o potencial de demanda futura com a expansão até Penha.

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Na Linha 15-Prata, por sua vez, as melhorias visam trazer uma otimização no fluxo de passageiros. Para tal, será implantado um novo conjunto de escadas fixas e rolantes. As obras já estão tomando forma na parte externa da estação.

O termo aditivo incluiu a prorrogação dos serviços em dez meses. O término dos serviços, outrora previsto para agosto deste ano, foi postergado para junho de 2024. O contrato como um todo será encerrado em fevereiro de 2025.

Além do acréscimo em tempo, foi também feito um aporte financeiro adicional de R$ 1,05 milhão para a obra. O valor total do projeto saiu de R$ 55,6 milhões para R$ 56,7 milhões.

O contrato para a expansão da estação Vila Prudente foi assinado junto ao consórcio Sinalta Robmak composto pelas empresas Sinalta Propista Sinalização, Segurança e Comunicação Visual Ltda e a Robmak Engenharia Ltda.

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2 comments
  1. Vila Prudente é uma das estações que mais sofreu (se não for a que mais sofreu) modificações desde que foi inaugurada há 13 anos. É obra em cima de obra que só consome recurso público, em vez de se fazer algo definitivo de uma vez!

    Às vezes, parece-me que é tudo subestimado. E, então, só depois de já pronto, percebem que é preciso fazer mais obra em cima do que já foi feito (para adequar novamente, ampliar, etc.).

    Desde que se começou a construir a Linha 15, a demanda estimada de transferências entre as linhas 2 e 15 (bem como para a expansão da L2 para Penha) é praticamente a mesma! Portanto, qual a dificuldade de se fazer algo adequado de uma vez?!

    Toda hora se faz um jardim na parte superior da referida estação da L2 para ser novamente destruído pouco tempo depois!
    Além de várias outras intervenções feitas em “doses homeopáticas”…
    Parece “incrível”!

  2. Sem contar também mais um detalhe extremamente importante:

    pouco adianta aumentar só a capacidade da estação Vila Prudente se a capacidade da própria Linha 2 tem limite, e só pensam em ampliá-la sem criar alternativa(s) para ela mesma nem no longo prazo sequer (TALVEZ só algo no “longuíssimo prazo”… quem sabe!).

    Estão se lixando, literalmente!

    E uma das poucas alternativas que poderia ajudar, que era a expansão da Linha 5 de Chácara Klabin para Ipiranga, simplesmente estão “mudando de ideia”…

    Levar a L5 para a futura estação São Carlos da L10 seria para ajudar quem? A vazia da Linha 13 só?!
    Melhor, então, pensar em levar a L13 para Ipiranga também, pois, assim, a L5 pode voltar a atender Ipiranga e ser bem mais útil para a REDE.

    Quero entender COMO que a L5 indo para São Carlos em vez de para Ipiranga poderia ser melhor… em que mundo?!

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