Metrô publica licitação para sistemas de telecomunicações e controle da expansão da Linha 15-Prata

Concorrência inclui projeto e implantação nas estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu-Pêssego além do pátio Ragueb Chohfi
Vias da extensão do monotrilho sendo construídas ao lado do pátio (iTechdrones)

O Metrô lançou uma nova licitação relacionada à expansão da Linha 15-Prata nesta semana. Trata-se da concorrência que irá selecionar a empresa que implantará os sistemas de telecomunicações e controle nos trechos que compreendem as estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu-Pêssego além do pátio Ragueb Chohfi.

O edital prevê que as entregas das propostas ocorram no dia 14 de dezembro na sede da empresa no centro de São Paulo. O vencedor terá até 42 meses para concluir os serviços, o que deve jogar o prazo para o segundo semestre de 2026 caso a assinatura do contrato ocorra no início de 2023 – a previsão oficial é que as três estações sejam entregues em 2025.

O escopo de trabalho inclui :

1 – Elaboração do projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas de telecomunicações e controle da estação Ipiranga e trecho de via de 273 metros a oeste da Estação Ipiranga até o Pátio Oratório, incluindo a estação Vila Prudente;
2 – Elaboração do projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas de telecomunicações e controle das estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego, Pátio Ragueb Chohfi e seus trechos de via;
3 – Elaboração do projeto executivo, fornecimento e implantação do sistema de rádio VHF em toda a extensão da Linha 15-Prata, incluindo estações, subestações primárias, pátios de manutenção e vias;
4 – Integração total dos novos sistemas aos sistemas existentes no trecho Vila Prudente–Oratório e Pátio Oratório e aos sistemas existentes no trecho São Lucas–Jardim Colonial e mais 560 metros a leste da Estação Jardim Colonial, já operacionais.

Estação do monotrilho da Linha 15 (Jean Carlos)

CBTC via aditivo

Segundo o presidente do Metrô, Silvani Pereira, em post nas redes sociais, a companhia deverá assinar um aditivo para implantar o sistema de controle de trens e sinalização CBTC a cargo da Alstom. A empresa francesa também fornecerá mais trens de monotrilho do modelo Innovia 300, que serão fabricados na China.

As obras para expansão no sentido Jacu-Pêssego já contam com blocos de fundação e estacas que irão preparar a execução dos pilares em frente ao futuro pátio Ragueb Chohfi. Já as obras das estações devem ter início em dezembro, responsabilidade do consórcio Boa Esperança.

O consórcio CEML também já fabricou cerca de 40 vigas, de um total de aproximadamente 300 que serão necessárias para o novo trecho. Até o final do ano, o Metrô deverá licitar a construção da extensão até Ipiranga, que foi lançada na semana passada.

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2 comments
  1. Como pode essas obras da linha Prata aparentemente são rápidas e as obra da linha 18 não andam nem com reza…..

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