Metrô reforça frota da Linha 15-Prata com 6º novo trem chinês
Composição S34 foi entregue no Pátio Oratório na madrugada desta sexta-feira, 13, e será seguida por mais duas unidades que já estão no Brasil

Como já havia antecipado, o Metrô recebeu nesta sexta-feira, 13, mais um trem da Frota S, monotrilho que irá operar na Linha 15-Prata.
Trata-se do S34, o sexto trem da encomenda de 19 composições assinada com a Alstom.
Apesar de ser um projeto da fabricante francesa, o monotrilho é produzido na China pela CRRC, dentro da joint venture PATS.
Seguindo o roteiro conhecido, o trem vem desmontado de navio, onde espera pela liberação da alfândega. Após o aval, os sete carros que compõem o conjunto são colocados em carretas individuais que viajam de Santos até a capital durante a madrugada.

Entrada em serviço ainda pendente
Segundo o Metrô, as unidades S19, S30 e S31 já estão realizando testes dinâmicos nas vias, em preparação à entrada em serviço.
“Durante essa fase, são avaliadas funções como aceleração, frenagem, resposta a falhas simuladas e funcionamento da sinalização, com trens rodando vazios. Para simular a carga de passageiros, são usados sacos de areia distribuídos estrategicamente nos vagões”, explicou a companhia.
A Frota S deve ganhar a companhia de mais dois trens que já estão no porto e passando pelos processos aduaneiros. Eles devem ser entregues em Oratório nas próximas semanas.

Há ainda outros dois trens num navio a caminho do Brasil além de cinco em fabricação na China.
As 19 composições foram adquiridas para reforçar a operaão com a inauguração de mais três estações em 2027