Atraso no CBTC da Linha 3 teria feito Metrô deslocar trem da Frota K para Linha 1-Azul

Composição K11 circulou no ramal para ser avaliada e homologada, mas mudança definitiva ainda não teria sido decidida

Trem K11 circulando na Linha 1-Azul pela primeira vez
Trem K11 circulando na Linha 1-Azul pela primeira vez (Trilhos que Movem SP)

Um trem da Frota K do Metrô de São Paulo operou pela primeira vez na Linha 1-Azul nesta quinta-feira, 12, como mostrou o canal Trilhos que Movem SP.

A composição K11 foi usada para testes de homologação com o uso do sistema CBTC de sinalização, segundo informações não oficiais.

A razão envolveria o atraso na implantação do sistema CBTC pela Alstom na Linha 3-Vermelha, onde a Frota K circula exclusivamente usando o sistema ATC.

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Metrô de São Paulo melhora desempenho (Jean Carlos)
Os trens da Frota K rodam na Linha 3-Vermelha (Jean Carlos)

A nova tecnologia de controle de trens, que já é usada nas linhas 1 e 2, está há alguns anos em testes na Linha 3, mas sem uma previsão de entrar em operação.

Segundo relatos, a presença do K11 é temporária e pode ocorrer com outras unidades apenas para conferir seu desempenho com o CBTC ativo.

Reforma da Frota C

Não haveria, a princípio, planos de deslocar a Frota K para a Linha 1-Azul já que toda a estrutura de manutenção está alocada no Pátio Itaquera.

No entanto, a experiência poderia abrir a possibilidade de um intercâmbio de trens caso o Metrô julgue necessário.

A Frota K faz parte do projeto de modernização dos trens originais do Metrô, feita por vários consórcios – além da K, tivemos a Frota I, J e L.

As composições originais da Frota C, fabricadas pela Cobrasma, foram atualizadas pelo Grupo MPE e as empresas Temoinsa e TTrans, incluindo o transporte de carros para o Rio de Janeiro.

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Cleber Matheus
Cleber Matheus
6 dias atrás

Espero que a Alstom não faça o mesmo com o ETCS 2 na linha 8.

kiritsu
kiritsu
6 dias atrás
Responder para  Cleber Matheus

Ih pode se preparar pra mais de uma década de implantação viu

Ivo
Ivo
6 dias atrás
Responder para  kiritsu

Renato, a Westinghouse levou 14 anos para implantar, testar e homologar o sistema ATO na Linha 1 do Metrô.

Diego
Diego
6 dias atrás
Responder para  Ivo

Voce saberia dizer quando o ATO da azul começou ? Quero dizer, quando ele começou a operar, nem que seja em testes? O site oficial do Metro da a entender que foi ainda na decada de 70, mas sem muitos detalhes. https://www.metro.sp.gov.br/tecnologia/evolucao/

Última edição 6 dias atrás por Diego
Ivo
Ivo
5 dias atrás
Responder para  Diego

O ATO foi inaugurado em 17/2/1975 durante a inauguração do trecho Vila Mariana – Liberdade. Naquele ano o intervalo programado entre trens era de 315 segundos. Para baixar o intervalo para 123 segundos, o Metrô levou cinco anos. Em 1988 o intervalo foi reduzido para o projetado originalmente (108 segundos). Com a abertura do trecho Santana – Tucuruvi e a redução da velocidade máxima operacional (de 100 km/h para 87 km/h) por motivos de segurança e economia, o intervalo aumentou um pouco e hoje é de 132 segundos.

Diego
Diego
4 dias atrás
Responder para  Ivo

Obrigado! Alias, vi que a licitação foi no final de 1971. Entao entre assinar o contrato e ter o ATO efetivamente funcionando foram 17 anos. Se for ver, o CBTC está na media. Assim como em NYC que demora bastante também.

Gabriel Victor de Oliveira
Gabriel Victor de Oliveira
5 dias atrás

Esse trem da foto é um mafersa frota d

Andre
Andre
4 dias atrás

Exato! A foto possui um Mafersa (D), e nao um Cobrasma (C, que virou K)