Metrô testa turbina eólica dentro dos túneis para gerar energia limpa

Tecnologia permitirá utilizar energia dos ventos dentro dos tuneis do Metrô (Jean Carlos)
Tecnologia permitirá utilizar energia dos ventos dentro dos tuneis do Metrô (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo está em busca de soluções tecnológicas para aprimorar sua operação e reduzir seus custos.  E entre vários projetos em testes está o de usar seus túneis para gerar energia elétrica.

A solução incomum foi instalar uma turbina eólica dentro dos túneis da companhia e aproveitar a pressão do ar exercida pelos trens para movimentá-la.

O presidente do Metrô, Júlio Castiglioni, divulgou em suas redes sociais o projeto desenvolvido pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Elo utiliza o vento dos túneis provados pelo chamado “efeito pistão”.

Turbina eólica dentro dos tuneis do Metrô (Júlio Castiglioni)
Turbina eólica dentro dos tuneis do Metrô (Júlio Castiglioni)

Este efeito é simples de ser compreendido. Quando uma composição do Metrô se move em um túnel fechado ele desloca uma grande massa de ar. Esse deslocamento gera uma zona de alta pressão que empurra o ar para frente.

Com base neste efeito seria possível utilizar a força do vento para movimentar a turbina gerando eletricidade. A energia poderia ser reaproveitada em estações na alimentação da iluminação, por exemplo.

O consumo de energia, seja para os trens ou para as estações, representa um valor significativo para o Metrô de São Paulo. No ano de 2023 a companhia gastou R$ 189,1 milhões no consumo de 413 GWh utilizados na operação do sistema. A busca por inovações representa a possibilidade de diluir parte do custo energético e ajudar o meio ambiente.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O Metrô de São Paulo trabalha em outras frentes de geração de energia. A Estação Ipiranga da Linha 15-Prata possui em seu projeto a captação de energia solar com potencial de reduzir o consumo da estação em 39%.

Projeto da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata (GPO/Sistran)

Atualmente a companhia mantém um escritório de inovação em São José dos Campos fomentando pesquisas nas áreas de tecnologia e engenharia visando aprimorar processos de construção e operação do sistema sobre trilhos.

Previous Post
O primeiro veículo do People Mover sendo içado

People Mover de Guarulhos estreará neste semestre de forma gradual

Next Post
Região da estação Washington Luís (iTechdrones)

Obras do Pátio Água Espraiada da Linha 17-Ouro ganham volume

Related Posts