Metrô vai conceder espaços comerciais em seis estações da Linha 3-Vermelha

Serão 60 metros quadrados disponibilizados nas estações Bresser-Mooca, Belém, Guilhermina-Esperança, Patriarca, Tatuapé e Marechal Deodoro. Leilão será feito por pregão eletrônico entre os dias 8 e 22 de novembro
Estação Patriarca-Vila Ré (Jean Carlos)

O Metrô marcou o leilão de vários espaços comerciais em seis estações da Linha 3-Vermelha durante novembro. Estão previstos sete lotes em seis estações – Bresser-Mooca, Belém, Guilhermina-Esperança, Patriarca-Vila Ré, Tatuapé e Marechal Deodoro, num total de quase 60 metros quadrados.

Os leilões serão realizado por meio de pregão eletrônico de acordo com o seguinte cronograma:

Lote 01 – 4 m² – dia 08/11/2022 às 09h00 – Bresser-Mooca EC-008
Lote 02 – 4 m² – dia 09/11/2022 às 09h00 – Belém EC-029
Lote 03 – 5 m² – dia 10/11/2022 às 09h00 – Guilhermina Esperança EC-001
Lote 04 – 9,35 m² – dia 17/11/2022 às 09h00 – Patriarca EC-006
Lote 05 – 4 m² – dia 18/11/2022 às 09h00 – Tatuapé EC-041
Lote 06 – 7,5 m² – dia 21/11/2022 às 09h00 – Tatuapé EC-056
Lote 07 – 25,65 m² – dia 22/11/2022 às 09h00 – Marechal Deodoro EC-002

A remuneração inicial vai de R$ 15,3 mil a R$ 36,6 mil (Tatuapé) enquanto a remuneração mensal tem valores entre R$ 5,1 mil e R$12,2 mil.

Concessão em bloco fracassou

A concessão de espaços comerciais tem sido feita em grandes blocos por linha para que uma empresa privada faça a gestão das áreas a terceiros. Esse foi o formato escolhido para as linhas 2-Verde e 1-Azul, mas no caso da Linha 3-Vermelha, a licitação acabou fracassando por duas vezes.

Em maio, a sessão pública do edital terminou vazia, sem o comparecimento de qualquer interessado. Apenas a representante da empresa Roselis Empório de Alimentos esteve presente questionando a respeito do pedido de impugnação do certame.

Na primeira tentativa de leilão, a empresa RZK Concessões, única a fazer uma proposta, ofereceu apenas R$ 2 milhões pelos cerca de 4 mil m² de área disponível. As licitações das linhas 1-Azul e 2-Verde resultaram em valores muito superiores, de R$  R$ 12,5 milhões e R$ 10,6 milhões ao Metrô, respectivamente.

 

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