Metrô vai construir a Linha 19-Celeste, mas não é certeza se irá operá-la, diz Tarcísio

Governador afirmou que ramal deve começar a ser construído neste semestre, mas prazo é bastante otimista
Linha 19-Celeste ligará Guarulhos à capital
Linha 19-Celeste ligará Guarulhos à capital

O governador do estado Tarcísio de Freitas (Republicanos) concedeu uma longa entrevista coletiva durante a chegada do Tatuzão Norte à estação Brasilândia, da Linha 6-Laranja.

O chefe do executivo paulista respondeu a duas perguntas do MetrôCPTM, uma delas sobre a situação da Linha 19-Celeste.

Questionado como ficaria a operação do ramal metroviário, Tarcísio afirmou que isso não está definido. Como se sabe, o Metrô de São Paulo fará a contratação do projeto executivo e das obras civis, o que é esperado ainda para este trimestre.

Governador Tarcísio de Freitas
Governador Tarcísio de Freitas (GESP)

A Linha 19 deverá ficar pronta no início de 2030 e ligar Guarulhos ao centro da capital com 17,6 km e 15 estações.

A ideia é começar a construção com o Metrô. Independentemente de viabilizar o projeto de PPP envolvendo mais de uma linha, a gente começa a obra imediatamente”, disse o governador.

Sobre a PPP, trata-se do plano do governo de conceder as linhas 19, 20 e 22 conjugadas aos ramais hoje operados pelo Metrô.

O arranjo conhecido coloca a Linha 19-Celeste e um pacote junto à Linha 3-Vermelha enquanto as linhas 1-Azul e 20-Rosa estão num segundo grupo e as linhas 2, 15 e 22 em outro.

Mapa de estações da Linha 19-Celeste

Contrato assinado no primeiro semestre?

O Metrô vai operar? A gente já fez a obra. O Metrô não vai operar e lá na frente vai ser uma PPP? A gente não perde o que fez porque o concessionário aproveita e isso vai ser diminuído da contrapartida”, disse ele.

O governador previu ainda que os contratos dos três lotes da Linha 19-Celeste deverão ser assinados ainda neste semestre.

Trata-se, contudo, de um prazo pouco factível diante da complexidade da licitação. O Metrô deve conceder alguns meses para que os interessados possam analisar os documentos do certame e então realizar os leilões, possivelmente neste semestre.

A assinatura dos contratos, por sua vez, poderiam ocorrer no segundo semestre, mas isso, claro, num cenário muito otimista, em que não ocorram imprevistos ou recursos.

 

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  1. O forasteiro privatista sendo obrigado a admitir que o Metrô construir a linha é muito mais rápido do que esperar a boa vontade de uma empresa privada. E mesmo assim vai doar de graça pra uma concessionária operar, é brincadeira esse sujeito.

  2. O Tarcísio entendeu que quanto mais antecipar as obras metroviárias, melhor será futuramente para o sistema. Temos uma antecipação da linha 16 graças aos interesses privados da Acciona e agora temos essas jogada de mestre em usar o Metrô com a linha 19, que provavelmente vai usar uma tuneladora livre da expansão da linha 2.

    Os acordos para expansão das linhas 4 e 5 já foram firmados com as respectivas concessionárias.

    Muito bom esse governador, gostei, não tem medo de trem.

    1. Quando a [falta de] iniciativa privada sai ganhando, ela aceita qualquer acordo de expansão (refiro-me aqui aos interesses da CCR, é claro).

      Não vão reaproveitar a tuneladora da Linha 2, já que esta serve para escavar túneis de maior gabarito, para trens com bitola mais larga (1,6 m).
      A Linha 19 terá bitola de 1,435 m (padrão/internacional), portanto não precisa de túneis tão largos. Logo, seria desperdício escavar túneis mais largos do que o realmente necessário.

      Esse governador é ótimo mesmo para os empresários gigantes, a tal da “iniciativa” privada!

  3. Ótimo, o estado constrói pra dar de mão beijada pro setor privado lucrar, muito bom esse modelo de negócio, risco 0 pro setor privado e todos os prejuízos pro estado, essa política direitista entreguista já passou da hora de acabar, antes q destruam tudo oq o metrô e cptm construiram todos esses anos

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