Linha 19-Celeste será construída pelo próprio Metrô de SP, com obras a partir de 2026

Companhia vai lançar licitações para obras civis do ramal que ligará Guarulhos ao centro da capital paulista no primeiro trimestre de 2025
Linha 19-Celeste ligará Guarulhos à capital
Linha 19-Celeste ligará Guarulhos à capital

A Linha 19-Celeste, que se encontra no estágio mais avançado de projetos, será construída pelo próprio Metrô de São Paulo, anunciou o governo nesta terça-feira, 10.

A companhia estadual deverá lançar o edital de projeto executivo, obras civis e sistemas no primeiro trimestre de 2025 com planos de início das obras em 2026.

O ramal ligará o município de Guarulhos ao centro de São Paulo e terá 17,6 km de extensão e 15 estações.

A expectativa é que as obras sejam concluídas em seis anos, um prazo bastante otimista. Se realmente tiver início em 2026, o ramal ficaria pronto em 2032.

A obra será dividida em três lotes, cada um incluindo projeto executivo e obras civis de cinco estações. Um deles, no entanto, também terá o Pátio Vila Medeiros no escopo:

Lote 1

  • Estações Bosque Maia, Guarulhos Centro, Vila Augusta, Dutra e Itapegica mais seis poços de ventilação e saída de emergência (VSE).

Lote 2

  • Estações Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo e Vila Maria, mais seis poços de ventilação e o Pátio Vila Medeiros.

Lote 3

  • Estações Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento e Anhangabaú mais seis VSEs.
Mapa de estações da Linha 19-Celeste
Mapa de estações da Linha 19-Celeste

“Concorrência” das linhas 16-Violeta e 20-Rosa?

Com a decisão de repassar a responsabilidade de implantação do ramal ao próprio Metrô, o governo do estado mudou seus planos, que previam uma concessão à iniciativa privada nos moldes da Linha 6-Laranja.

A mudança pode ter sido motivada pela existência de outras duas linhas com grande potencial de serem lançadas em breve, a Linha 16-Violeta, que interessa à construtora Acciona, e a Linha 20-Rosa, ligação entre o ABC Paulista e região da Lapa.

Com custo estimado em R$ 19,5 bilhões, a Linha 19 poderia ficar em segundo plano num cenário em que grupos privados pudessem optar por focar nos outros dois ramais.

O governo não explicou se o Metrô irá de fato operar a nova linha já que a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretendia repassar todas as linhas operadas por ele para a iniciativa privada.

42 comments
  1. pelo andar da carruagem teremos três linhas novas sendo construídas ao mesmo tempo (L16, L19, L20). Espero que isso não indique que farão o trabalho mais porco possível pra cortar gastos…

      1. com toda certeza não significa! ainda bem que a L20 não foi sepultada na Faria Lima pra economizar e ainda bem que a iniciativa privada também não propôs uma só via pra uma linha de metrô no seu trecho mais carregado em BH com a justificativa de gasto desnecessário. 😱😱😱

    1. Seria uma boa notícia se provavelmente não fosse mais uma concessão. Nada dito ainda mas o plano de acabar com o Metrô continua. Se seguir pelo caminho da concessão faria ainda menos sentido, pois nem a desculpa da expansão teria.

  2. Primeira coisa boa que esse palh@ço do governador fez em relação ao Metrô.

    Que venha aquela galera chata reclamar de obras públicas que depois são “dadas” de graça ao setor privado, eu prefiro isso do que não ter obra nenhuma acontecendo ou esperar anos até eles se acertarem nos detalhes.

  3. Espero que, assim como a Linha 6 – Laranja, a expansão até região da Paulista seja aprovada antes da entrega das 15 estações iniciais.

    Depois de mais de uma década do projeto aprovado,viram a óbvia necessidade da L6 ir de São Joaquim até São Carlos.

    Mesma coisa aconteceu na Linha 20 – Rosa.

    Depois de anos dela terminando na Lapa, perceberam que era possível expandir até Santa Marina.

    Agora é a vez da Linha Celeste ser esticada até a futura estação Jardim Paulista da Linha 16 – Violeta, passando por Bixiga; Bela Vista (L6) e Brigadeiro (L2) no caminho.

    1. Se for expandir ao Sul, melhor fazer o tramo completo, até o Campo Belo. E ganhando em necessidade, que percebam a necessidade de expansão ao norte, com mais 2 ou 3 estações após Bosque Maia, chegando em Cecap, com conexão a Linha 13 – Jade

      1. Levar a linha pra L13 n tem sentido, só competiria com a L13 e tiraria a maior parte da demanda da L13 se ela n chegar ao centro de forma permanente

        1. Linha 13 e 19 não são concorrentes, pois a transferência em CECAP seria obviamente paga, igual Itaquera e Tatuapé.

          1. Itaquera e Tatuapé só são pagas por causa da alta demanda entre as transferências, já que o Expresso Leste é mais rápido.

      2. A Linha 19 não irá mais pro Sul, mas sim pra Oeste.

        Todos os mapas da Linha 20 – Rosa mostram uma conexão entre 19 e 20 em Tabapuã, o que significa que ela provavelmente irá até a Linha 9 – Esmeralda em Cidade Jardim ou Vila Olímpia.

        1. E você acha que também não será alta a demanda entre 13 e 19? Principalmente depois de chegar em Bonsucesso?!

          É praticamente impossível a transferência ser gratuita, porém se for, afetará de fato a Linha 13, porém não será.

  4. O ruim que poderá levar mais de uma década para ficar pronta. Além disso, concessionária nenhuma tem interesse numa linha pendular.

          1. Essa provavelmente sera a segunda linha mais pendular de todo o metro perdendo apenas pra famosa L3. Ate mesmo a linha 6 – Laranja que chegará na Brasilandia sera menos pendular por conta do trecho Agua Branca – Sao Joaquim.

          2. Marcos, eu sou morador de Guarulhos e te confirmo que essa linha é obviamente pendular. Guarulhos é basicamente considerada uma cidade dormitório.

          3. Todas as linhas tem maior movimento entre bairro > centro pela manhã e centro > bairro de tarde.

            Se seu argumento é esse, as 13 linhas de trem em São Paulo são pendulares e não tem problema ter mais uma, então.

  5. A realidade se impondo e o governo que quer privatizar tudo a qualquer custo, tendo que admitir que viabilizar obras pelo próprio metrô é muito mais fácil e rápido, do que fazer uma PPP e esperar a boa vontade de alguma empresa em querer construir.

    1. Quem ta falando em velocidade ou facilidade?
      O jeito “tradicional” de construir linhas via Metro é lento e complexo.
      A questão é que tem muita obra sendo tocada pela iniciativa privada e talvez o governo tenha sentido que a licitação da 19 poderia ficar deserta por conta disso.

  6. A realidade se impondo?

    Vejamos:

    Linha 4 até Taboão? No papel.
    Linha 5 até Jardim Ângela? No papel.
    Corredores da EMTU na Grande SP? Obras paradas.
    Modernização de estações da CPTM? Obras abandonadas.

    Essa é a realidade imposta ao povo de São Paulo. Estatais incompetentes e obras paradas.

    A Linha 19 não vai sair do papel em 2026. Isso é só anúncio para o ano eleitoral.

    1. “Estatais incompetentes e obras paradas.”

      Vejamos:

      Linha 4 e linha 5 são aditivos em que a concessionária vai tocar a obra.
      O BRT ABC idem, obra sob responsabilidade da Metra/Next
      A modernização das estações da CPTM vai ficar da concessionária, se sair.

      A linha 6, que deveria estar pronta em 2019 ainda está em obras. Mesmo depois do contrato com a aciona, o prazo de entrega foi postergado em mais de 1000 dias.

      Essa sua implicância com empresa estatal tem cura, procura fazer uma terapia.

      1. A EMTU e a CPTM tem obras abandonadas, mesmo recebendo fartos recursos do estado.
        Em 2004 a estatal Companhia do Metropolitano anunciou a Linha 4 até Vila Sônia.
        Em 2011 a estatal Companhia do Metropolitano anunciou a Linha 5 até Jardim Ãngela (contrariando próprio parecer da estatal que admitia não ter viabilidade para metrô lá.

        Estamos em 2024 e a estatal Companhia do Metropolitano não conseguiu viabilizar essas obras.

        O mesmo acontecerá com a Linha 19.

        1. a estação vila Sônia já foi entregue faz tempo…

          estamos em 2024 e a iniciativa privada ainda não entregou a linha 6 ….

  7. Já falei. linha pendular é dinheiro jogado no lixo. As pessoas hoje não usam transporte público e a tendência é diminuir ainda mais. A cidade de BH mesmo a opção é carros e motos. o transporte público é 18 porcento e todas linhas serão desativheladas até 2030.

    1. Tá desinformado amigo, em BH não usam metrô pq só tem 1 linha que atende apenas uma pequena parte da cidade…Além disso ficou anos sendo sucateado pelo poder público e acabou de ser concedido a iniciativa privada por 30 anos…Além disso, a iniciativa privada iniciou a construção da 2ª linha de BH, então obviamente não vão ser desativadas em 2030, pelo contrário, o transporte público em BH só tende a ganhar cada vez mais passageiros

      1. Diego, não dê atenção a um cara desse.

        As motos e carros 0KM mais baratos atualmente custam cerca de R$9.000 e R$70.000 respectivamente, sendo que impostos, combustíveis le outros custos não param de subir, mas em 2030 “NINGUÉM MAIS VAI USAR TRANSPORTE PÚBLICO”.

        Pelo amor de deus…

      2. Eduardo, volta para a terra que você está no mundo da lua. Não dá para comparar BH que tem apenas 2.315.560
        de hab e 1 linha que mal atende a população da cidade, com SP que tem 11.451.999 de hab sem contar a RM. O mêtro e outros meios de transportes públicos, mesmo que pendular em uma cidade como São Paulo é de extrema importância.

  8. A obra provavelmente começará pelo “Lote 3”, por mais que a numeração seja contra-intuitiva. Começar pelo “Lote 1”, trecho de Guarulhos, causaria uma sobrecarga inestimável na linha verde na futura estação Dutra.

    1. Uma coisa n tem nada a ver com a outra.
      Os lotes sao divisoes da obra pra poder fazer a licitação da construção. Nao é necessariamente pensado para ter data de inauguração diferentes.
      Os mais provavel é que varios lotes (se nao todos) tenham a construcao iniciada em datas muito parecidas.
      A data final de inauguração pode sim variar de lote pra lote mas se acontecer provavelmente sera por algum possivel descompasso das obras (nao proposital)

  9. A linha 19 celeste deveria ser expandida até o Parque Cecap para ter integração com a linha 13 jade e , nesta fase , ao invés de começar na estação Anhangabau deveria ir até a estação Brigadeiro para integrar com a linha 2 verde. Com a linha 19 celeste indo até a estação Brigadeiro poderiam retirar linhas de ônibus que passam pela avenida Brigadeiro Luiz Antônio, o que melhora o trânsito da região.

  10. Obras nas linhas 4 e 5 só poderão ser feitas pelas concessionárias, e não pelo Metrô, pois essas expansões não constavam nos respectivos contratos de concessão. O governo acertou aditivos contratuais, e cadê as obras?

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